quinta-feira, 28 mar 2024

Com cerca de 95% dos focos em residências e alta incidência em Vista Alegre, a Prefeitura de Maracaju realiza força-tarefa contra a Dengue.

Com cerca de 95% dos focos em residências e alta incidência em Vista Alegre, a Prefeitura de Maracaju realiza força-tarefa contra a Dengue.

09 fevereiro – 2023 | 9:09
Equipe de 35 pessoas do Departamento de Saúde, foi deslocada para auxiliar no combate e conscientização da população.

A quarta-feira 08-02 foi de muito trabalho e dedicação para os profissionais Agentes de Endemias, do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, concentrando todos os esforços em uma verdadeira força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir diversas doenças, entre elas a dengue, na ocasião, além do combate, também foi trabalhado a questão de conscientização e cuidados por parte da comunidade residente em Vista Alegre, distrito de Maracaju.

De acordo com Rafael Rodrigues Silva, Coordenador dos Agentes de Endemias, Vista Alegre conta com alta incidência de dengue, por isso, foi realizado esta grande ação, identificando e eliminando focos, visitando as residências, dialogando com a comunidade e orientando por meio de panfletos como combater e prevenir criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“Vivemos um momento chuvoso e quente, ambiente típico para a proliferação do mosquito, identificamos que cerca de 95% dos focos, estão nas residências, Vista Alegre está passando por um verdadeiro surto de dengue e podemos evitar isso, tire dez minutos por semana, para verificar o quintal, veja tudo o que pode acumular água, desde uma tampinha, até mesmo as vasilhas que o animal beber água, já que o mosquito deposita seu ovo na parede do recipiente que em contato com a água, acaba por nascer, por isso, recomendamos, elimine os recipiente que possam acumular água, lave os bebedouros dos animais, não deixe que o mosquito tenha um criadouro no seu quintal, previna-se. Peço que todos entrem nessa batalha conosco!” afirmou Rafael.

O Coordenador do Agente de Endemias ainda ressaltou que somente o Poder Público não vencerá esta batalha, há a necessidade da participação da população e, por isso, visitas como essas, buscando conscientizar, são fundamentais.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha a dengue é uma doença que ainda faz muitos óbitos, anualmente em todo o estado, devendo tornar-se uma rotina da comunidade quanto aos cuidados necessários.

“Não podemos perder essa guerra para um mosquito, são medidas simples que podem salvar vidas, inclusive vidas de pessoas próximas a nós. Enquanto Poder Público, estamos fazendo nossa parte, conscientizando e eliminando focos, mas sem a participação da comunidade, pouco conseguiremos, contamos com o apoio de todos, aproveitem o fim de semana que se aproxima e vistoriem seus quintais, todos juntos, conseguiremos bons resultados.” Afirmou Thiago Caminha.

Dentre as atividades também foi realizada a aplicação de inseticida por bomba Costal de UBV (Ultra Baixo Volume) que tem como objetivo a eliminação do mosquito adulto.

Além dos 35 (trinta e cinco) Agentes de Endemias, foram envolvidos outros profissionais de saúde na ação, como os Agentes Comunitários de Saúde, que auxiliaram nas visitas com panfletagens e orientações do combate ao Aedes e os sintomas das doenças que ele transmite.

Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a Chikungunya, Zika e a Febre Amarela Urbana, doenças chamadas de arboviroses.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias