terça-feira, 23 abr 2024

Com mais casos de dengue, moradores dizem que novo coronavírus mudou prioridades

Com mais casos de dengue, moradores dizem que novo coronavírus mudou prioridades

04 novembro – 2020 | 14:14
Três bairros de Campo Grande lideram o LIRAa com mais casos de dengue

Três bairros de Campo Grande apareceram no LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) mais recente como um dos que mais tiveram surgimento de casos de dengue neste ano, conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Quem vive no Tiradentes, Nova Lima e Vila Nasser acredita que a pandemia pode ter desviado a atenção para a doença em MS, mas há quem diga que problema seria o mesmo, independente do surto viral no Estado.

Para Rosenir Martins, de 43 anos, não resta dúvidas que os moradores do Tiradentes se esqueceram dos riscos da dengue ao voltarem a atenção para a Covid-19. “Tem muita gente que se cuida, mas a maioria não tem os cuidados que tem que ter nos terrenos. O povo está focado em coronavírus e esquece da dengue”, comentou.

Morador do bairro União, Vanderlei Carvalho, de 59 anos, estava conhecendo a Lagoa Itatiaia pela primeira vez nesta terça-feira (3) e comentou que o grande problema é a falta de atenção para a doença que anualmente causa problemas na Saúde em MS.

Com mais casos de dengue, moradores dizem que novo coronavírus mudou prioridades
Vanderlei Carvalho | Foto: Leonardo de França

“O povo não está cuidando, tem muitos terrenos sujos. Estão cuidando mais do coronavírus e esqueceram a dengue. Não é brincadeira o tanto de latas acumulando água na rua”, exemplificou o aposentado.

No entanto, o microempreendedor Claudemir dos Santos, de 40 anos, comenta que a situação seria a mesma independente da pandemia. “É descuido das pessoas. Minha casa é bem cuidada e acho que não tem relação com a pandemia. As pessoas que não ligam mesmo. Todos os anos é a mesma coisa”, afirmou.

Terrenos sujos

Nas proximidades da UBS São Francisco, no bairro Nova Lima, os terrenos baldios e descuido chamam a atenção dos moradores que procuram cuidar do próprio terreno. Angelina de Arruda, de 51 anos, diz que as pessoas ‘são relaxadas’ e não se importam com a doença.

“O povo não está se cuidando, principalmente na rua. Por mais que avisem, que alertem, não tem jeito. É puro relaxismo”, pontuou. A moradora comenta que vive em um condomínio e evitar ter até plantas em vasos para não acumular água.

O amontoado de lixo do vizinho acabou causando a transmissão da dengue em Célia Santos, de 38 anos. A vendedora comenta que em 2019 ficou doente e acredita que o mosquito transmissor veio da casa ao lado da dela.

“As pessoas não têm noção. Perto da minha casa param com carroça para jogar lixo em um terreno baldio. Já denunciamos. Ano passado eu peguei dengue justamente por causa de lixo do meu vizinho que tinha o quintal muito sujo”, pontuou.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias