sexta-feira, 21 jun 2024

Com “Melhor em Casa”, Prefeitura leva serviços de saúde até a residência de pacientes
Dourados

Com “Melhor em Casa”, Prefeitura leva serviços de saúde até a residência de pacientes

Redação
31 outubro – 2023 | 13:13
Pacientes são atendidos no conforto de casa por equipe multiprofissional / Foto: Assecom

Programa foi implantado nesta gestão com o objetivo de desafogar o SUS e diminuir o número de internações dos pacientes que necessitam de cuidados específicos

A população de Dourados conta com um serviço da Atenção Primária à Saúde que tem feito a diferença na vida de muitos pacientes que necessitam de cuidados específicos. Oferecido pela Prefeitura, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), o ‘Programa Melhor em Casa’ leva até a residência do paciente atendimento em saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação.

O Melhor em Casa foi implantado na atual gestão e conta com uma equipe multiprofissional especializada, dividida em duas equipes que contam com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Dra. Eveline Andrade Pinto, diretora do Melhor em Casa / Foto: Assecom

A diretora técnica do programa, Dra. Eveline Andrade Pinto, fala sobre a importância do serviço.

“Esse programa é muito importante para o município que hoje conta com mais de 3.800 pacientes acamados e que tem dificuldade de receber esse cuidado junto a unidade de saúde. O programa é destinado a atender pacientes dentro do território da microrregião de saúde de Dourados, pacientes que demandam de maior cuidado, que utilizam dieta, possuem cuidados de curativos, pós-operatório, que utilizam medicação parenteral, enfim que precisam de cuidados específicos”, disse.

Um dos objetivos do Melhor em Casa é desafogar o sistema único de saúde do município, além de diminuir o número de internações desses pacientes oferecendo, no conforto de sua casa, um atendimento humanizado e diferenciado. Com acompanhamento constante da equipe médica e a presença da família.

O programa faz parte do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), do Governo Federal, e Dourados tem se destacado como referência na região. Atualmente a cidade atende 50 pacientes, mas a capacidade é para até 60 pessoas.

A senhora Edina Costa Santos é irmã de um dos pacientes atendidos em Dourados e fala da diferença que serviço trouxe na recuperação do paciente. Atualmente ela mora em outro estado, enquanto o irmão mora com a mãe, idosa que não teria condições de cuidar sozinha do mesmo.

Atendimento também auxilia às famílias nos cuidados aos pacientes / Foto: Assecom

“Quando eu saí aqui de Dourados não existia esse serviço ainda, é muito bom saber que agora os pacientes podem contar com essa ajuda no tratamento. Quero agradecer a toda equipe que não mede esforços para atender bem e a equipe do Hospital da Vida que me encaminhou para esse serviço. Eu vou voltar para a minha cidade tranquila, porque sei que meu irmão vai ser bem cuidado”, afirma.

Para receber os serviços do Melhor em Casa basta pedir o encaminhamento em qualquer Unidade Básica de Saúde, ou procurar a Sems através do telefone (67) 3410-5500.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias