quarta-feira, 17 jul 2024

Com Roda de Conversa e apresentação cultural, “Julho das Pretas” é destaque no Quilombo São Miguel
Maracaju

Com Roda de Conversa e apresentação cultural, “Julho das Pretas” é destaque no Quilombo São Miguel

Redação
14 julho – 2023 | 16:16

Também ocorreram atendimentos de atendimentos do CadÚnico e orientação da Coordenadoria da Mulher.

Na última quinta-feira, 13-07, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma ação no Quilombo São Miguel em alusão ao Julho das Pretas, mês de fortalecimento das Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e de enfrentamento ao racismo.

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado por meio da subsecretária de Políticas Públicas para Igualdade Racial (SubsRacial) e SETESC, com base na Lei n.º 5.254, de 17 de setembro de 2018.

Na ocasião, houve atendimento da Secretaria de Assistência Social (CRAS) com atendimento do Cadastro Único e Secretaria de Desenvolvimento com Atendimento da Receita Federal (Emissão e regularização de CPF) e Coordenadoria da Mulher com Orientações.

Os Jovens do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) – Ação Jovem fizeram uma apresentação cultural com Tema da Igualdade Racial.

Participaram como convidados acadêmicos da UEMS do Curso de Pedagogia, Profissionais da Rede Municipal de Proteção Social, Técnicos da Sedema e a comunidade Local do Quilombo.

SOBRE O JULHO DAS PRETAS

No Brasil a Lei n.º 12.987, de 02 de julho de 2014, instituiu o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela, foi uma importante liderança quilombola, após a morte de seu companheiro José Piolho, tornou-se a rainha do Quilombo de Quariterê, onde habitavam negros e indígenas, localizado no Vale do Guaporé (MT), entre 1750 e 1770.

A 5ª Edição da Campanha Julho das Pretas, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da subsecretária de Políticas Públicas para Igualdade Racial terá como tema “Eu, Mulher Preta”.

Estavam presentes, Leiza Karen Barbosa (Secretária Assistência Social de Maracju) Jamaika do Carmos (Coordenadora de Políticas para Mulheres de Maracaju) e Vânia Lucia Baptista Duarte (Subsecretária de Políticas públicas de promoção da igualdade Racial do Estado)

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias