sábado, 27 abr 2024

Com rota bioceânica, Governo vai estreitar relação com Okinawa para futuras parcerias comerciais
Geral

Com rota bioceânica, Governo vai estreitar relação com Okinawa para futuras parcerias comerciais

Redação
08 agosto – 2023 | 15:15

O governador Eduardo Riedel recebeu nesta terça-feira (8) a visita da comitiva da Província de Okinawa, do Japão. Eles discutiram futuras relações comerciais e parcerias de negócios que vão ser possíveis em função da rota bioceânica. Esse corredor vai encurtar o caminho e a distância ao mercado asiático, pelo Oceano Pacífico.

Governador ao lado do vice-governador de Okinawa

O vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, destacou que existe grande expectativa da província com a implantação da rota bioceânica e que pretende avançar nas relações comerciais com o Estado. “Muito enriquecedor este diálogo com Mato Grosso do Sul. Queremos trocar informações e acompanhar o andamento do corredor”, descreveu.

Riedel agradeceu a visita da comitiva e apresentou como estão as obras e andamento do corredor, que está previsto ficar pronto em 2025. Ele vê com bons olhos estreitar as relações com o Japão e Okinawa. “Existe um grande potencial socioeconômico entre o Estado e Okinawa, que certamente será um grande parceiro para relações comerciais”.

Ainda citou que o corredor permitirá a exportação de produtos do Estado para o mercado asiático, como produtos processados de carne de suínos, aves e bovinos, assim como derivados de soja e milho e celulose. Já para importação poderá facilitar a vinda de produtos eletrônicos e manufaturados do Japão.

Reunião com comitiva de Okinawa ocorreu na Governadoria

O secretário internacional de Okinawa,Tsutomu Ashitomi, fez uma breve apresentação das potencialidades da província, como o porto que está sendo preparado para receber os produtos advindos da rota. Ainda destacou que o aeroporto é o terceiro maior do Japão e a região vem recebendo novas industrias, grandes construções e centros logísticos.

Expectativa é de boas relações comerciais 

O governador inclusive revelou que pretende visitar Okinawa no ano que vem, para conhecer toda esta estrutura. Nesta oportunidade vai levar todas as informações sobre a rota e mostrar as potencialidades do Estado ao mercado asiático.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, avaliou a reunião como produtiva. “Já temos uma boa relação com Okinawa, somos estados irmãos. Falamos sobre futuras relações comerciais. Eles estão empolgados com a rota bioceânica, como nós estamos. Apresentaram os potenciais da província, com a possibilidade de estreitar esta relação conosco. Vamos avançar mais ainda nesta parceria que além de comercial é de amizade”.

Leonardo Rocha
Fotos: Saul Schramm

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias