quinta-feira, 18 jul 2024

Combate a plantas daninhas será tema de palestras no 27º Showtec
Showtec 2024

Combate a plantas daninhas será tema de palestras no 27º Showtec

Por: Diego Silva – Agro Agência Assessoria
17 maio – 2024 | 12:12

Segundo o pesquisador, planta daninha não perdoa e rouba muito do rendimento do produtor

Na próxima semana, entre os dias 21 e 23 de maio, acontecerá a 27ª edição do Showtec, o maior evento Agro de Mato Grosso do Sul, realizado pela Fundação MS. Além das tecnologias, produtos e serviços apresentados no evento, diversos temas serão tratados entre pesquisadores, com o objetivo de atualizar os agricultores e os técnicos participantes. Entre os temas, será debatido o “Manejo de plantas de difícil controle”, no dia 22, a partir das 15h15.

Sobre este tema, o pesquisador Leandro Paiola Albrecht, da UFPR, destaca que a falta de manejo integrado de plantas daninhas está entre os principais erros. “Além dessa falta de manejo integrado, muitos insistem no ‘mais do mesmo’, usando herbicidas que não controlam mais, em função da resistência. Assim, acaba se tornando o ‘barato que sai caro’, pois a planta daninha não perdoa e rouba muito do rendimento do produtor”.

De acordo com Leandro, o que evidencia a dificuldade de manejo é justamente a resistência das plantas daninhas. “A dificuldade é a tolerância que se espalha pelo campo. E os maiores problemas são conhecidos como pé-de-galinha, buva, capim-amargoso, vassourinha de botão e trapoeraba. Mas há outros desafios que vêm chamando muita atenção, como picão, leiteiro e caruru”, explica ao lembrar que os agricultores que participarem da palestra, conhecerão soluções para o controle, por meio de herbicidas, dentro do manejo do sistema soja-milho.

Leandro Albrecht dividirá o palco com o pesquisador Alfredo Jr. Paiola Albrecht, também da UFPR, que abrirá o painel com a palestra “Cenário de resistência de plantas daninhas”. Após as palestras, ambos participarão do debate, moderado pelo doutor Luciano Del Bem Júnior, da Fundação MS.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias