Evento contou com palestras motivacionais com as Psicólogas Jackeline Mamedes e Maria Lúcia Messa.
Comemorado anualmente no dia 04-10 o Dia de Agente de Saúde e Agente de Endemias foi festejado em Maracaju com um encontro entre os profissionais realizado na Câmara Municipal. O evento foi organizado pela Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde e contou com palestras das Psicólogas Jackeline Mamedes e Maria Lúcia Messa.
O objetivo da ação foi de reconhecer a importância desses profissionais quanto a questão de saúde pública, visitando os lares dos maracajuenses, prestando informações, fiscalizando e divulgando os atendimentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, bem como, fiscalizando e recomendando ações que impedem a proliferação de mosquitos como o Aedes Aegypti e outras doenças nas residências e terrenos baldios.
“Quero parabenizar a cada um de vocês pelo trabalho que realizam em nossa cidade. Sempre quando pedimos algo, vocês estão presentes e dispostos a atender as demandas, especialmente a minha equipe de Agentes de Endemias, enfrentamos juntos uma epidemia de dengue neste ano, vocês são esforçados, dedicados e fazem o trabalho com excelência. Tenho orgulho de fazer parte desta equipe.” Explicou Rafael, Coordenador dos Agentes de Endemias.
“Não me canso de dizer para vocês o quanto esse trabalho é importante, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias prestam um serviço relevante e fundamental para a saúde da comunidade maracajuense, há 15 anos atrás estava sentada em uma dessas cadeiras, tenho orgulho de ter trabalhado como agente, batemos de porta a porta, somos recebidas nos lares das pessoas e buscamos sempre solucionarmos os problemas.” Explicou Meire, Coordenadora dos Agentes de Saúde.
“Vocês que estão diariamente nas casas das pessoas tem uma importância e relevância muito grande e em nome da Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Rúbia quero agradecer aos Coordenadores Meire e Rafael e todos os integrantes de suas equipes, acompanho o trabalho de vocês e observamos o empenho, orientando nossa população e colocando a mão na massa, vistoriando piscinas, caixas d’água e outros locais, vocês são o instrumento para que a saúde de nossa população seja preservada e bem cuidada como é o objetivo da gestão do nosso Prefeito Marcos Calderan.” Explicou Thiago Caminha, Secretário de Saúde.
Atualmente Maracaju conta com 64 (Sessenta e quatro) Agentes Comunitários de Saúde e 29 (Vinte e nove) Agentes de Endemias.
Prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Vereador Oseias Enfermeiro, Presidente do SISPMMA Mara Rubia Rodrigues, Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Rúbya Machado, Diretora de Departamento Mary Saad que neste ano representou a Primeira-Dama Meire Calderan, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, além de Agentes de Saúde e de Endemias que prestigiaram o evento.
Sobre o Agente Comunitário de Saúde
Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
A principal função do agente de combate às endemias é prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas. De modo geral, as tarefas executadas pelo agente de combate às endemias envolvem vistorias de domicílios, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais. Além de inspeção de calhas, telhados e caixas d´água.
Fonte: maracaju.ms.gov