Criado pela Polícia Civil em 2017, Grupo de Operações e Investigações apresenta resultados expressivos no combate à criminalidade em 2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
11/12/2018
Redação

CAMPO GRANDE (MS) – A Polícia Civil, apresenta os resultados das ações desenvolvidas pelo GOI – Grupo de Operações e Investigações, criado por meio do número 14.782, de 14 de julho de 2017. O grupo está vinculado à estrutura orgânica e operacional da Delegacia-Geral da Polícia Civil, diretamente subordinado ao Departamento de Polícia da Capital.

A principal tarefa do GOI é atender locais de morte violenta e faz a investigação preliminar em crimes de grande vulto e complexidade em toda a abrangência do Departamento de Polícia da Capital – DPC, com ênfase na Capital, objetivando solucionar, identificar e qualificar a possível autoria dos delitos dos quais o GOI é acionado, ainda nas primeiras horas após o conhecimento do fato.

O relatório apresentado traz o balancete anual das ações desenvolvidas pelo GOI, sendo balizadas pelos relatórios mensais que são encaminhados para o Departamento de Policia da Capital, estes são elaborados pelas Equipes plantonistas após o termino de cada jornada de trabalho.

Vale salientar, que as equipes do GOI realizam o trabalho investigativo e de inteligências diuturnamente, desde a notitia criminis até a identificação e circunstancias de autoria.

No ano de 2018 o GOI cumpriu 132 mandados de Prisão/Evasão/Mandado de Busca e Apreensão, atendeu 167 locais de crimes contra a vida, ou casos de grande repercussão.

Durante o período anual de atividade do GOI, foram confeccionados 148 (cento e quarenta e oito) procedimentos entre Autos de Prisões em Flagrantes e Atos Infracionais, com um total de 206 (duzentos e seis) pessoas presas/apreendidas e conduzidas para Delegacia de Polícia, e ainda recuperou 42 veículos com registro de furto ou roubo.

Ao longo deste ano, equipes do GOI participaram ainda de 15 operações, e prenderam, entre flagrantes e Mandados de Prisão, 338 pessoas. 

Vale salientar a importância do trabalho realizado pelo Grupo de Operações e Investigações, lembrando ainda, que são prestados inúmeros apoios à diversas forças da segurança pública, bem como à outros órgãos/entes Federais, Estaduais e Municipais.

Ressalta-se que o trabalho desenvolvido pelo GOI é de conhecimento da sociedade, uma vez que, muitos Investigadores desta unidade foram condecorados e reconhecidos pela Direção da Policia Civil e Câmara dos Vereadores da Capital.

Ao Grupo de Operações e Investigações cabe desenvolver atividades investigativas preliminares em locais de crimes de maior complexidade, elaborando relatórios acerca das diligências realizadas e das providências adotadas; recebe

r relatórios, documentos, certidões, objetos, materiais, fotografias que estejam de posse das equipes de investigação, digitá-los e remetê-los às unidades competentes para que seja dada continuidade ao procedimento investigativo; elaborar, preparar e fornecer aos cartórios das unidades policiais, com atribuições para dar continuidade às investigações, relatórios, certidões, fotografias, materiais e objetos recolhidos e qualquer outro documento relacionado à investigação previamente realizada; realizar por intermédio de equipes, por determinação do coordenador do Grupo de Operações e Investigações, do diretor do Departamento de Polícia da Capital, do diretor de plantão, do supervisor de plantão, do coordenador ou do delegado de polícia de plantão, mediante ordem de missão, diligências e investigações para esclarecer circunstâncias acerca de fatos e de pessoas apresentadas na unidade policial, elaborando relatório das atividades investigativas e executar outras tarefas de natureza policial judiciária, que lhe sejam atribuídas com base na legislação vigente.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp