sexta-feira, 19 abr 2024

De açougueiro a escritor: Professor de MS lança livro de poesias autorais

De açougueiro a escritor: Professor de MS lança livro de poesias autorais

19 novembro – 2019 | 14:14
Divulgação
Trabalho, paixão pelo que faz e perseverança são os pilares que nos levam ao sucesso. Assim foram os anos do professor Renato Novaes, anhanduiense de 23 anos, que começou a vida profissional trabalhando em um açougue, depois em um mercado e agora lança seu primeiro livro de poesias autorais, “Poemas Sobre Tudo e Trechos”, no próximo dia 29 de novembro em Anhanduí.
Além da realização pessoal, o professor conta que outra de suas motivações para escrever a obra foi incentivar a nova geração para semear futuros novos escritores através da leitura, já que os jovens estão cada vez mais conectados em mídias sociais e deixando de lado essa parte tão importante.
“Além de ser um sonho que estou realizando, busco também incentivar essa nova geração a prática da escrita, ao gosto pela leitura e, principalmente, formar grandes cidadãos. A felicidade está nas coisas simples da vida”, conta o professor.
Renato conta em entrevista ao Jornal Midiamax que começou a escrever poemas ainda aos 10 anos de idade. Apesar de não tocar nenhum instrumento, sempre gostou muito de música e prestava atenção nas letras, verdadeiras poesias. Uma das primeiras influenciadoras da escrita, e futuramente da profissão, foi a professora do ensino fundamental e médio. O poeta até acrescentou no livro uma poesia em homenagem à inspiração.
“Renato se inicia nessa vereda de encantamentos que é o mundo das poesias e certamente será um caminho para a vida toda. Um caminho onde a palavra é o principal veículo que conduz a tantos olhares e leituras que transformam mundos em cenários lúdicos e coloridos que se chamam poemas e poesias”, comenta a poetisa Maria Claudia Pinto.
A trajetória pessoal de Renato não foi tão fácil quanto aparenta, mas foi fundamental para o escritor perseverar em seu sonho. Cresceu na roça no interior do MS, e como o pai sempre trabalhou em fazenda, mudaram para a cidade quando começou o ensino médio. Na escola, sempre se destacou pelo gosto pela leitura e facilidade para produzir textos e poemas.
Já trabalhou em açougue e até mercado, o último conciliando trabalho e estudo até concluir a graduação em Letras. Agora em 2019, leciona há dois anos em Anhanduí e em uma extensão que fica cerca de 50 km da cidade.
Para o sonho de lançar um livro ser concretizado, o jovem contou com uma ajuda de mais de 400 amigos durante uma ação comunitária no dia 20 de outubro para arrecadar dinheiro para a publicação da obra. Entre as inspirações, o jovem diz se basear em acontecimentos cotidianos, frases, datas e pessoas especiais.
O livro, que compartilha conhecimentos do autor com as novas gerações de alunos nas escolas locais sobre assuntos do cotidiano através de poemas e poesias, será lançado no dia 29 de novembro, no Salão Paroquial em Anhanduí. Mais informações pelo telefone (67) 9800-7725 ou pelo Instagram @renato_novaes95.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias