quarta-feira, 24 abr 2024

Desenvolvimento regional é discutido por governadores em encontro do Codesul

Desenvolvimento regional é discutido por governadores em encontro do Codesul

30 março – 2023 | 19:19

O governador Eduardo Riedel participou de forma retoma nesta quinta-feira (30) de encontro de planejamento de ações do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) para 2023. O grupo reúne os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, formando um bloco de fomento regional.

Entre os temas debatidos na reunião está a criação do fundo constitucional destinado financiar ações nos municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região. A proposta pode começar a tramitar no Congresso ainda este ano.

Se aprovada, a iniciativa ficará sob responsabilidade do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), que conta com agências em quatro cidades cidades do Paraná, quatro de Santa Catarina, cinco do Rio Grande do Sul, uma no Rio da Janeiro e outra em Mato Grosso do Sul – mais especificamente em Campo Grande.

O evento desta quinta contou com a presença, além de Riedel, dos governadores Jorginho Leite (Santa Catarina) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), este último eleito presidente do conselho em mandato que dura um ano. O Paraná foi representado pelo chefe da Casa Civil local, João Carlos Ortega.

Outro tema debatido pelos governadores foi a necessidade de investimentos em ferrovias que integrem a região e ofereçam uma melhor logística para a produção, buscando um escoamento mais eficiente e que torne os produtos competitivos internacionalmente.

A reforma tributária e a compensação pleiteada pelos estados com as mudanças do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) também foram abordadas no encontro desta quinta-feira pelos governadores.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias