quinta-feira, 25 abr 2024

Dia dos Povos Indígenas é comemorado com resgate à cultura

Dia dos Povos Indígenas é comemorado com resgate à cultura

19 abril – 2023 | 13:13

Data homenageia as diferentes etnias que habitam o país.

A Prefeitura de Dourados, em parceria com a Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas), organizou uma programação especial em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira (19). O prefeito Alan Guedes participou da abertura das atividades e reforçou o compromisso com a reserva indígena. “Nós temos a maior reserva indígena urbana do país e com isso uma responsabilidade com a diversidade cultural. O Dia dos Povos Indígenas é uma data importante para reconhecermos e valorizarmos as contribuições que os povos indígenas têm dado à humanidade”, pontuou.

O prefeito ressaltou ainda que a administração municipal está presente na reserva, através da Coordenadoria Especial. A Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) também realiza constantemente o patrolamento na região. “Deixamos um maquinário aqui na aldeia, à disposição, fazendo a manutenção e melhorias das estradas, assim como temos investido na escola e atendemos todas as demandas que estão ao nosso alcance”, explicou Alan.

Diversas apresentações culturais foram programadas para o período da manhã, além de um almoço para celebrar a data. A anciã, Edite Martins, tem 68 anos e reuniu a família para mostrar que toda história dos povos deve permanecer viva. “Eu tenho muito orgulho, muito amor pela história dos nossos ancestrais. Somos três etnias aqui dentro hoje, temos que valorizar o que somos. Hoje é dia de comemorar, dia das crianças aprenderem sobre a própria cultura. Um dia de muito valor”, declarou.

Nascido e criado na aldeia jaguapiru, Marcos Silva Lopes, também destacou a necessidade do resgate cultural. “Eu posso dizer que mesmo sendo nascido e criado aqui, muita coisa nós estamos retomando só agora. É muito importante mudarmos o olhar das nossas crianças, a forma como elas veem a própria cultura e também mudar a forma como os de fora nos enxergam. Eu acredito que precisamos ser ouvidos, nossa maior vitória é nossa voz”, declarou.

IMAM

Como parte da programação o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) realizou a doação de 200 mudas para a comunidade. Os moradores puderam escolher entre frutíferas como: pitanga, ingá, tamarindo, araçá, jaca, romã e ameixa, ou mudas nativas como: angico, jacarandá, aroreira e ipê amarelo.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias