quinta-feira, 28 mar 2024

Dia Mundial sem Tabaco: SES realiza web aula ‘O Tabaco na Etiologia do Câncer Bucal

Dia Mundial sem Tabaco: SES realiza web aula ‘O Tabaco na Etiologia do Câncer Bucal

31 maio – 2021 | 11:11

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial e da Gerência de Saúde Bucal, realiza web aula em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste 31 de maio. A Cirurgiã Dentista, Mestre e Doutora em Patologia Bucal, Marcia R. Gorisch, ministra às 14h30, ‘O Tabaco na Etiologia do Câncer Bucal’, pela plataforma Telessaúde.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2019, Mato Grosso do Sul ocupa o primeiro lugar na proporção de pessoas de 18 anos ou mais, usuárias atuais dos produtos derivados do tabaco. Enquanto a média nacional é de 12,8%, o Estado possui índice de 16,3%. Homens são maioria com 20,8% e mulheres 12,4%.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. “O tabagismo constitui fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas: diversos tipos de câncer, tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos”.

A gerente da Rede Psicossocial da SES, Michele Scarpin, lembra que outros produtos de tabaco como o cigarro eletrônico ou narguilé também registram aumento no consumo no Estado. A pesquisa revela que no caso de fumantes atuais de tabaco, na proporção de 18 anos ou mais, o Estado ocupa o segundo lugar. Neste caso, a média nacional é de 12,6% e MS registra 14,9%. Homens são maioria com 18% e mulheres em 12,2%. Eles estão associados ao desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais.

O Estado também ocupa a segunda posição quanto a fumantes atuais de cigarro, na proporção de pessoas 18 anos ou mais. Enquanto a média nacional é de 12,3%, o índice do Estado está em 14,3%. Homens são a maioria com 17,3% e mulheres com 11,6%. O comércio ilegal de cigarros tem potencializado este índice combatido diariamente pelas Forças de Segurança do Estado.

Web Aula

Segundo a gerente de Saúde Bucal da SES, Marcia Issa Malacrida, o câncer de cavidade oral é o quinto no país em incidência de novos casos. “Motivo pelo qual estamos realizando esta web aula. A prevenção auxilia no diagnóstico precoce de doenças causadas pelo tabaco”.

Assim, como forma de subsidiar o trabalho dos profissionais de saúde no Estado para o cuidado no território, a Secretaria de Estado de Saúde prepara a web aula: ‘O Tabaco na Etiologia do Câncer Bucal’.

Podem participar Coordenadores de Saúde Bucal, Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal, Profissionais que atuam no programa tabagismo e Coordenadores da Atenção Primária de Saúde.

Para participar da web aula basta fazer a inscrição clicando neste link https://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.

Rodson Lima, SES

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias