sexta-feira, 26 abr 2024

Dificuldade de aprendizagem e a ansiedade no desempenho escolar da criança – Por Cláudia Rocha.

Dificuldade de aprendizagem e a ansiedade no desempenho escolar da criança – Por Cláudia Rocha.

16 novembro – 2021 | 12:12

Quando fazemos referência a Dificuldade de Aprendizagem, não podemos esquecer que estamos falando a respeito de, um sujeito que possui suas próprias habilidades diferenciadas de aprender, podendo se tratar de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitivo ou até mesmo emocional. É muito importante observar se essa dificuldade de aprendizagem da criança é constante, pois pode ter impacto negativo no seu desenvolvimento escolar, deixando-a insegura e desmotivada, é nesse momento, que há uma grande chance de surgir a ansiedade, fazendo com que essa criança comece a reagir de várias maneiras, dificultando ainda mais no seu processo de aprendizagem.

A ansiedade tem sido um dos fatores no sentido de prejudicar o desenvolvimento da criança durante a etapa escolar, ocasionando desconforto intenso durante as situações de aprendizagem, comprometendo assim, o desempenho da criança. Mesmo, quando ela possui o conhecimento necessário para a realização eficaz das suas capacidades. Ansiedade estimulada pela dificuldade de aprendizagem na criança produz pensamento negativo de (‘’não sou capaz’’,) e a partir então, começa a ter receio de ser avaliada, sentindo se culpa, tristeza, frustação, e comportamentos como o de evitar as tarefas e participar da aula.

A ansiedade deixa de ser justificada e passa a ser um transtorno na vida da criança, quando começa a afetar a sua vida cotidiana, é preciso ficar atento até que ponto essa ansiedade está afetando os afazeres dessa criança. É fundamental a família observar aos sinais de dificuldade de aprendizagem escolar da criança junto a escola, sendo ´imprescindível que a qualquer sinal que seja feito uma avaliação por profissionais especializados no assunto, o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.

É interessante salientarmos que a maior parte desses problemas de dificuldade de aprendizagem podem ser resolvidos com ajustes no ambiente escolar e família.

Claudia rocha

Pedagoga

Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga

Especialista em Educação Especial

Alfabetização e Letramento

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias