Maracaju/MS
28°C
Clear sky
Dourados/MS
26°C
Clear sky

Dificuldades de aprendizagem escolar em momento de Pandemia(Covid-19). Por Claudia Rocha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
17/09/2021
Redação

Não há dificuldades de aprendizagem, que não possa ser superada.

Quando falamos em dificuldades de aprendizagem, não podemos esquecer que sempre estiveram presentes dentro das escolas na vida das crianças e adolescentes, dificuldades essas motivadas tanto por fatores externos quanto internos. E com a COVID-19,os impactos foram significativos em relação a essas dificuldades tanto visíveis no aprendizado do aluno que já possui um desses fatores, quanto para quem não tem.  No momento atual, tais bloqueios manifestados pelos alunos são ainda mais desafiantes, exigindo do professor mediador, não só novas adaptações, mas soluções necessárias para ajudar o educando a superar as dificuldades de aprendizagem escolar existentes, e as que surgiram durante o período de pandemia.

O que mais se ouve sobre o ensino escolar nesse momento da pandemia, são questionamentos como: será que os alunos estão aprendendo algo? A resposta é sim, sempre se aprende! O que não podemos é considerar as dificuldades de aprendizagem como um problema, pois nos dá a impressão de irreversível e quando nos deparamos com desafios, compreendemos que, precisamos de novas estratégias e métodos de ensino e os professores tem consciência disso, saindo da sua zona de conforto rompendo barreiras em busca de novas informações, para atender esse novo modelo de ensino educacional. Os profissionais de educação vivenciam momentos em que foram precisos se reinventarem, para garantir vínculo escolar aos alunos, professores guerreiros nesse período crítico de pandemia no qual vivenciamos, sendo desafiados a todo momento, tiveram que reaprender métodos e estratégias que não vivenciaram em anos de faculdade e de muita literatura. Então a fala que ouvimos, que os alunos não estão aprendendo nessa pandemia da COVID-19, não condiz com a realidade proposta pelos professores para seus alunos, onde os mesmos estão incansavelmente em busca de um ensino com qualidade, para garantir que a aprendizagem seja necessária para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos educandos.

Claudia Rocha

Pedagoga/Neuropsicopedagogia

Psicopedagoga/Especialista em Educação Especial

Fique por dentro!

Sobre a dificuldade de aprendizagem, pode estar relacionada com inúmeros fatores tais, como: Fatores externos: ambiente físico, contexto de vida do aluno, método pedagógico.

Fatores internos: Aspectos físicos (limitações), aspectos neurológicos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp