terça-feira, 23 abr 2024

Divulgação de safra recorde e homenagens marcam abertura do Showtec 2023

Divulgação de safra recorde e homenagens marcam abertura do Showtec 2023

24 maio – 2023 | 10:10

Dados auditados da safra 2022/23 foram divulgados durante evento

Mato Grosso do Sul alcançou a marca de 4 milhões de hectares destinados à semeadura da soja e uma produtividade média ponderada de 62,44 sacas por hectare. Com isso, o estado chega à marca recorde de 15 milhões de toneladas na safra 2022/2023. Segundo o SigaMS cerca de 49,79% da safra já foi comercializada, a um preço médio ponderado de R$ 156,79 por saca, totalizando, até o momento, R$ 19,5 bilhões. Os dados foram divulgados durante a abertura do 26º Showtec, nesta terça-feira (23), em Maracaju.

Sobre os números e avanços da safra de soja em Mato Grosso do Sul, o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, destacou o papel das instituições de pesquisa no desempenho da produtividade. “O trabalho da Fundação MS tem impacto direto na lucratividade do setor. Toda vez que o produtor investe em tecnologia e em conhecimento, melhora toda a sociedade, uma vez que aumenta a renda, eleva a geração de emprego, sobe a arrecadação de impostos, circula mais dinheiro no município e no estado, e é bom para o meio ambiente, pois o aumento da produtividade, pressiona menos o uso da terra, com isso, temos um ganho ambiental bastante satisfatório, muito importante para o produtor rural”.

Não podemos nunca deixar de lembrar, que estamos em um estado que tem muitas pessoas que precisam de oportunidades de crescer e o nosso papel, enquanto empreendedor, é desenvolver, para poder gerar oportunidades para essas pessoas também. Que poderão encontrar educação, qualificação, a mão estendida do sistema público, para poder casar essas oportunidades, com esse ciclo de desenvolvimento. Com isso quero agradecer a Fundação MS e ao Showtec, pela vitrine que se coloca para Mato Grosso do Sul, e tantas outras iniciativas dentro do nosso estado, que fazem as coisas acontecerem e dizer que nosso compromisso absoluto, com a legalidade.  Já disse e repito, no Mato Grosso do Sul vamos manter a lei e a ordem, não tem espaço para ilegalidade.

 

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, também valorizou a pesquisa. “Temos que enaltecer a ciência e tecnologia produzidas pelas Fundações e pelas Embrapas para o avanço do nosso agro. Isso fez com que nós saíssemos de importadores para exportadores de alimentos”.

Para auditar os números da safra e confirmar o desempenho da semeadura foi necessário o desempenho dos técnicos do Siga-MS. “Conseguiram percorrer 77 municípios e auditar cerca de mil propriedades rurais. Isso é um avanço muito grande, mostra a importância do projeto, do mapeamento de ocupação de uso do solo, do acompanhamento e do desenvolvimento das safras de milho e soja em Mato Grosso do Sul, evidenciando a pujança que o estado tem no cultivo de grãos”, explicou o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, exaltou o trabalho da Fundação MS e homenageou o gestor da instituição realizadora do Showtec, que deve deixar a presidência no próximo mês de junho. “Não podemos nunca deixar de lembrar de que estamos em um estado em que muitas pessoas precisam de oportunidades pra crescerem. E o nosso papel, enquanto empreendedores, é desenvolvermos para poder gerar oportunidades para essas pessoas, que encontram na educação, a qualificação, encontram a mão estendida do sistema público, para poder casar essas oportunidades com esse ciclo de desenvolvimento. Então, nesse momento só quero agradecer ao presidente da Fundação MS, e agradecer ao Showtec, pela vitrine que se coloca no Mato Grosso do Sul, entre tantas outras iniciativas dentro do nosso estado que fazem as coisas acontecerem”, finalizou o governador.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias