segunda-feira, 29 abr 2024

Do Japão para Mato Grosso do Sul: filha assume legado do pai e se tornou pecuarista com ajuda do Senar/MS
Agronegócio

Do Japão para Mato Grosso do Sul: filha assume legado do pai e se tornou pecuarista com ajuda do Senar/MS

Por: Sistema Famasul
12 abril – 2024 | 11:11

Sonia Teramachi conta com a Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte para melhorar os resultados da propriedade localizada em Ivinhema

Quando foi para o Japão em busca de melhores oportunidades de trabalho, Sonia não imaginava que os caminhos seriam outros. Após a experiência na terra do sol nascente, retornou ao Brasil a pedido do pai para assumir a propriedade rural da família. Desde 2015, a pecuarista tomou as rédeas da fazenda, atingindo números satisfatórios através da Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar/MS. É essa história que vamos conhecer no #TransformandoVidas desta sexta-feira (05).

Sonia Teramachi se mudou para o Japão no início dos anos 90. Desde que foi para o país asiático, sempre voltava para visitar a família, que cuidava de uma propriedade rural de pecuária de corte em Ivinhema. Porém, em 2015 ela retornou de vez por motivos de saúde. O pai que sempre conduziu os trabalhos no campo ficou doente e pouco tempo depois faleceu. A vontade do patriarca era que a Sonia assumisse a liderança da fazenda.

“O meu pai sempre trabalhou no sítio com a minha mãe e ele tinha um amor muito grande por essa terra. Então já que ele confiou em mim, eu achei que deveria seguir em frente, sabendo ou não, eu precisava continuar o desejo do meu pai”, conta Sonia.

Mesmo inexperiente, Sonia continuou com os ensinamentos que adquiriu com os pais. Com mais erros do que acertos, ela percebeu que precisava mudar as ações práticas na propriedade com mais modernidade e precisão. Foi nesse momento que a pecuarista conheceu a Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar/MS.

“Com o Senar eu consegui aumentar a minha produtividade, conheci técnicas que melhoraram o manejo, aprendi mais sobre a inseminação artificial e estação de monta. Tudo isso colaborou para que os resultados positivos começassem aparecer”.

No sítio é realizado o ciclo completo da pecuária de corte: cria, recria e engorda. Em dois anos, por exemplo, Sonia viu aumentar o rebanho em 5%, saltando de 383 animais para 403. Números que comprovam uma pareceria de sucesso entre a pecuarista e o Senar/MS.

“Eu dei uma bela organizada aqui no sítio. Com certeza eu não conseguiria se não fosse a ajuda do Senar aqui comigo e também toda a atenção do técnico Evandro, que trouxe todo o conhecimento e ações que hoje a gente conseguir aplicar por aqui”, conclui Sonia.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

 

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias