sexta-feira, 12 abr 2024

Dourados recebe autorização do Ministério da Saúde para vacinar população indígena contra dengue
Dourados

Dourados recebe autorização do Ministério da Saúde para vacinar população indígena contra dengue

Redação
15 fevereiro – 2024 | 18:18
Equipes de Saúde Indígena já estão treinadas para iniciar a campanha nas aldeias (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Distribuição da vacina Qdenga começa na próxima segunda-feira e 16 mil pessoas devem ser beneficiadas

A Prefeitura de Dourados recebeu, nesta quinta-feira (15), autorização para iniciar, na Reserva Indígena, a vacinação em massa contra a dengue. A campanha, iniciada em janeiro em todo o município, aguardava o aval da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.

A consulta foi feita pelo secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior e, em seguida, equipes da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Sesai fizeram diversas reuniões para definir os detalhes da vacinação na população indígena de Dourados. A expectativa é que cerca de 16 mil pessoas, entre quatro e 59 anos, sejam vacinadas.

No ofício, respondendo a consulta feita pela Sems, a Sesai afirma que “a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização – CGICI, não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a disponibilidade de imunizante para a estratégia”. O documento foi assinado por Lindomar Terena, Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

Com a autorização, o Núcleo de Imunização da Sems dá início à programação para que as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) possam aplicar as vacinas. “As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)”, afirma Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias