sexta-feira, 29 mar 2024

Dunas em Florianópolis causam interdição em casas

Dunas em Florianópolis causam interdição em casas

13 julho – 2021 | 15:15

Fenômeno está relacionado ao vento, que faz o transporte dos grãos de areia, e obrigou Defesa Civil a interditar duas residências no bairro Ingleses. Fundação informou que casas são irregulares e estão em Área de Preservação Permanente.

O avanço das dunas no bairro Ingleses, no Norte da Ilha em Florianópolis, causou a interdição de duas casas. O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Carlos Rocha Gré explica que o fenômeno está relacionado ao vento, que faz o transporte dos grãos de areia.

Nesta segunda-feira (12), um perito foi até o local para realizar uma nova avaliação sobre a situação dos imóveis.

A Defesa Civil interditou as casas na terça-feira (6) após as estruturas ficarem comprometidas com o peso da areia.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) afirma que as casas que estão naquele local são irregulares, pois estão em uma Área de Preservação Permanente (APP).

A prefeitura não informou a situação atual das famílias que tiveram as casas interditadas. Na quinta (8), a Defesa Civil disse que as famílias foram orientadas a saírem dos imóveis e receberam atendimento da Assistência Social.

Vento Sul

O professor Gré, que também é geólogo, explicou que o avanço das dunas se deve a dois fatores que ocorrem em Ingleses: a existência de um banco de areia e o vento forte que transporta os grãos. O banco de areia fica na Praia do Moçambique, a cerca de 10 quilômetros da Praia dos Ingleses.

“Quando a maré baixa e o sol seca a areia, o vento se encarrega de levá-la para a terra. O vento Sul se encarrega de transportar, vagarosamente ao norte, em Ingleses”, explicou o professor.

Qualquer vento leva grãos de areia. O que vai determinar onde haverá mais acúmulo é a intensidade do fenômeno, segundo ele. “O vento Sul, apesar de ser menos frequente, sempre venta com mais força. Por isso, o transporte final é para o [sentido] Norte [em relação a Moçambique]”, disse Gré.

“A areia estando seca, há condição favorável para o transporte da areia. Se o vento for fraco, essa areia vai se movimentar por rolamento, grãozinho a grãozinho. Não dá para prever o quanto de volume dessa areia vai ser transportado, vai depender da força do vento”, afirmou o professor.

Por causa disso, casas localizadas onde há o avanço das dunas tendem a sempre ter esse problema do transporte da areia.

“O que está acontecendo ali é que eles estão ocupando justamente esse setor, a frente do avanço da duna. A tendência natural é haver soterramento das edificações construídas ali”, disse Gré.

O professor explicou que o fenômeno do transporte de areia para a região é um “processo natural” e acontece há 2 mil anos. “Ocorre dentro do período geológico chamado holoceno, que se iniciou 6 mil anos atrás pelo abaixamento do nível do mar. Expôs áreas marinhas com areia”.

“Depois a urbanização se deu na área do avanço do campo de dunas. Não dá certo. Há risco de soterramento. O trabalho do vento não para”, completou.

Área de Preservação Permanente

A Floram afirma em nota que as casas são irregulares. “A área afetada pelo avanço das dunas é uma Área de Preservação Permanente, como aponta o zoneamento do município. As casas ali que são irregulares já tem processo ambiental em andamento há mais de 10 anos. Já foram autuadas, tem processo e agora o caso corre na Justiça, que vai determinar o futuro das residências”.

Ainda segundo a nota, o órgão, juntamente com a Defesa Civil municipal, acompanha e gerencia a situação causada pelo avanço das dunas no bairro Ingleses.

“Os órgãos estão alinhando as medidas de intervenção que serão realizadas, prezando a segurança dos moradores e que tenha menor impacto ambiental. A questão será levada ao Ministério Público para garantir que as medidas tomadas sejam responsáveis quanto às questões ambientais”.

A Floram afirmou que os moradores das casas interditadas pagam Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas que isso não é critério para tornar esses imóveis regulares.

Com informações de G1

Foto: Defesa civil

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias