terça-feira, 23 abr 2024

Em ano de conquistas e avanços, Secretaria Municipal de Educação apresenta resultados de 2022

Em ano de conquistas e avanços, Secretaria Municipal de Educação apresenta resultados de 2022

29 dezembro – 2022 | 9:09

Programa “Educação Maior, Futuro Melhor” segue sendo matriz dos trabalhos, beneficiando infraestrutura, capacitação e trazendo novas tecnologias para a Rede Municipal de Ensino.

O ano que se finda foi de muito trabalho e resultados para a Secretaria Municipal de Educação, liderada pela Secretária Municipal de Educação Carolina Souza e contando com uma equipe dedicada e focada em sempre buscar o melhor para a educação maracajuense, presta contas a sociedade maracajuense sobre as ações desenvolvidas ao longo de 2022.

De acordo com Carolina Souza, boa parte dos positivos resultados deve-se a frutíferas parcerias desenvolvidas, especialmente com a PRF – Polícia Rodoviária Federal com o “Educar PRF”, Sindicato Rural de Maracaju com a formação de professores em Curso de Pós-Graduação, além de um positivo intercâmbio entre secretarias e departamentos do município como a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, além do Gemutran.

Para nós, abrir as portas da educação maracajuense para parcerias e também a fiscalização por parte de toda a sociedade foi fundamental, colhemos bons resultados fruto disso, graças aos investimentos autorizados pelo Prefeito Marcos Calderan, seguimos acompanhando e recebendo construções, reformas e ampliações da estrutura física, além de investimentos em tecnologias como lousas digitais e capacitação de nossos profissionais, temos muito o que comemorar, mas também há muito trabalho para realizar, juntos vamos transformando a educação maracajuense.” Afirmou Carolina Souza, Secretária de Educação.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, a educação do município é uma das prioridades da atual gestão, afinal pandemia e o descaso predominante das últimas gestões com o segmento, fez com que a administração municipal de forma necessária focasse na educação, assim surgiu o “Educação Maior, Futuro Melhor”.

Assim foi nos dois primeiros anos, certamente, continuará até o término de nossa gestão, educação é uma prioridade e principal ferramenta na transformação da vida de qualquer cidadão, estamos trabalhando para mudar e melhorar nossa educação não apenas enquanto estamos na gestão, mas sim para 10, 20 e até 30 anos, realizando reformas estruturantes em prédios públicos, ampliando, abrindo novas vagas e preparando nossa cidade para o futuro que é agora! Somente com uma educação de excelente, poderemos de fato, transformar nossa cidade.” Destacou Marcos Calderan.

Confira alguns dos programas desenvolvidos em 2022

O Espaço do Saber: Após um ano e meio de aulas bastante desafios na área educacional, foi necessário criar alternativas de recuperar o aprendizado comprometido pelo período de pandemia. Nesse contexto, o Projeto Espaço do Saber reúne reforço escolar em ambientes fora da escola. As parcerias comunitárias foram fundamentais para consolidar a ideia, colocada em pratica em setembro deste ano como forma de recuperar as aprendizagens e prevenir o abandono escolar na rede municipal de ensino de Maracaju. O projeto acontece de segunda à quinta-feira em sete polos de atendimento, com no máximo seis alunos por aula, justamente para que aquele momento seja de qualidade no ensino.

Programas Diálogos Socioemocionais: Implementação do programa “Diálogos Socioemocionais” na nossa rede de ensino, A Sistemática de Acompanhamento da proposta Diálogos Socioemocionais tem como objetivo atender os nossos educandos e professores para o desenvolvimento das competências socioemocionais no nosso contexto municipal. Tendo em vista a realidade que estamos vivenciando, é de suma importância trabalhar as competências socioemocionais com os profissionais e alunos da nossa rede de ensino.

Projeto “A Hora é Agora! Fala que escuto!”: Pensando em trabalhar e promover a saúde mental no contexto em que estamos vivendo, e que vem desencadeando a ansiedade, o estresse e as emoções desagradáveis. Pretende-se promover e acolher em forma de uma escuta qualificada, através de um projeto voltado para esses funcionários que compõe as nossas instituições. Com o objetivo de ouvi-los e acolhe-los em suas angústias, para oportunizar autoconhecimento, saúde física e emocional.

O projeto A hora é agora! Fala que escuto, será desenvolvido nas nossas Escolas e Cieis, com o objetivo de promover uma escuta qualificada, e trabalhar um o autoconhecimento, autorresponsabilidade, o sujeito e sua subjetividade, oferecendo uma acolhida para esses profissionais em suas angústias, o trabalho será desenvolvido em um primeiro momento com rodas de conversa e um tempo de reflexão, e em seguida um atendimento individual, para aqueles que se interessarem nesse atendimento no individual. O projeto será desenvolvido com os docentes das nossas redes, e estendido para o setor administrativo que compõe as nossas escolas.

Pais Presentes, Filhos Excelentes: O projeto tem como objetivo criar, estruturar, e manter um vínculo afetivo seguro entre família e escola, visando sanar toda fragilidade que está instalada na rede por conta da não participação da família no contexto escolar dos filhos, mas para que isso aconteça precisa existir ações estratégicas por parte da instituição escolar para conscientizar a família sobre o quão é importante para o desenvolvimento integral dos filhos a presença e participação dos mesmos nas ações propostas, ações essas que precisa ser preparada com muito amor, carinho, criatividade e dedicação, pensada exclusivamente em sanar as dificuldades que perpassam o meio escolar, buscando acolher e cativar a família em cada atividade proposta.

Projeto ECOAR (Fazer-se ouvir e sentir): Considerando o papel das instituições de ensino de formar cidadãos saudáveis e preparados para os desafios da sociedade, é fundamental trazer esse tema para discussão. Buscando estratégias para desenvolver com maior resolução e apoio, oferecendo suporte à equipe de profissionais no âmbito escolar. Dadas as circunstâncias sobre a realidade da rede municipal de ensino do município de Maracaju, uma realidade nunca vista, foi pensado em conjunto e em parceria com a secretaria municipal de saúde alternativa para minimizar e/ou sanar as questões que englobam dificuldades comportamentais, emocionais, mentais, sociais, familiares, de toda a rede da educação. Atualmente o índice de afastamento e readaptação dos profissionais por questões de saúde mental é gigantesco.

Aderir ao credenciamento de profissionais como psicólogo, assistente social e educador físico, são o meio legal que nos possibilita trabalharmos em parceria, pois de acordo com a demanda precisaríamos disponibilizar mais profissionais na rede para atuar na linha de frente junto com a equipe da instituição escolar. Atualmente atuam duas profissionais da psicologia no projeto, e em relação aos seis mil alunos matriculados na rede, o número de profissionais se torna discrepante e insuficiente para atender toda a demanda existente hoje.

PROERD Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Parceria com a Polícia Militar): Tendo em vista a necessidade de se trabalhar a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas nas instituições escolares que tem como responsável a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, Assistência Social ( Conselho antidrogas) e Polícia Militar se faz necessário a parceria imprescindível da implementação do Programa PROERD nas escolas da rede municipal de ensino em todas as unidades que atende os quintos anos do ensino fundamental, sendo esse o público alvo do Programa.

O Programa é aplicado por policiais militares voluntários, devidamente treinados para esta atividade, recebidos nas escolas de forma muito carinhosa, fazendo do PROERD uma das mais importantes atividades junto às instituições de ensino. O PM é o representante mais visível do PROERD e simboliza todos que contribuíram e continuam contribuindo com o programa.

O PROERD realizará a formatura dos alunos dos quintos anos no dia 05 de julho de 2022, sendo necessário que os alunos estejam todos uniformizados com a camiseta do PROERD, estando assim a Secretaria Municipal de Educação responsável pela confecção das mesmas. O PROERD formou no ano de 2022 um total de 1.308 alunos sendo 7 Escolas Rede Municipal, 3 Escolas Rede Estadual e 1 Escola Particular.

Projeto de Sorrisos Maiores – Maio Laranja: O projeto tem como objetivo levar informação e principalmente mostrar que o ambiente escolar pode ocupar o lugar de proteção se necessário.

Os alunos serão informados sobre o autocuidado o quanto eles têm autonomia para cuidar e proteger do que é seu, do próprio corpo, sabendo que eles podem tomar posse dessa autonomia diminui muito a dependência de adultos referente a questões pessoais da criança, como o banho, a higienização, assuntos particulares, enfim.  Os alunos devem conseguir direcionar o pedido de socorro caso estejam expostos e sintam a necessidade disso, a pessoa de referência precisa ser alguém da sua confiança.

O projeto será desenvolvido em forma de oficina, no primeiro momento será apresentado as crianças uma música que fala sobre a importância do corpo, Música- O seu corpo é um tesourinho, no segundo momento será feita a construção de uma flor que simbolicamente representará o corpo humano (Construção da vida, do corpo humano, e quão valioso é cada órgão), no terceiro momento durante a confecção da flor serão levantados alguns questionamentos com o objetivo de psicoeducação (de quem é a função de proteger a criança, se sente protegida no meio familiar, se sente segura nos lugares que frequenta, tem medo de alguém).

Aprendendo sobre valores: O projeto tem como objetivo levar a compreensão dos alunos do quanto as suas ações e atitudes afetam o outro tanto de forma.
negativa quanto positiva, e que a brincadeira só é brincadeira quando o outro aceita e se diverte junto, e não quando constrange, entristece, machuca, ofende, ou maltrata o outro.

O projeto será desenvolvido em forma de oficina, a ideia principal é uma roda de conversa para explanar os assuntos como respeito, empatia, compaixão e autorresponsabilidade, fazendo com que eles compreendam totalmente o que são esses valores, e o quanto a falta da prática deles afeta a vida do outro, e posterior a isso, faremos uma atividade de mural com o preenchimento da seguinte frase: “Me sinto desrespeitado quando”.

O projeto visa sanar a dificuldade presente nas instituições e juntamente trabalhar alguns valores que são tão importantes no meio social e ambiente escolar, levando em consideração que a criança está em processo de desenvolvimento, esta ação trará um grande benefício para a percepção de si e seus atos perante o ambiente e o seu meio social. Almejando assim contribuir de forma positiva e propor maneiras saudáveis de se relacionar.

Programa Um Giro pela Aprendizagem: O objetivo da coleção “Um giro pela aprendizagem” é auxiliar o professor no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa, para que eles alcancem níveis esperados de proficiência e, consequentemente, avancem com sucesso nos estudos. Com a utilização desse material, o professor proporcionará ao aluno o desenvolvimento necessário para a construção de diferentes maneiras de raciocinar, as quais poderá utilizar na resolução de problemas com a mesma convicção com que orienta os processos avaliativos do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Dessa forma, a aquisição do conhecimento se torna significativa e efetiva por meio de práticas de enfrentamento de situações desafiadoras.

Exercícios de todas as habilidades e descritores (BNCC/SAEB) organizados em níveis de proficiência.

  • Diversidade textual.
  • Conteúdo eficaz e dinâmico.
  • Trabalha as habilidades avaliadas em exames nacionais;
  • Favorece o desenvolvimento das habilidades para alcançar as competências necessárias exigidas em avaliações internas e externas;
  • Uso de linguagem específica para o aprendizado do aluno;
  • Desenvolve hábitos de observação, concentração e interpretação das propostas apresentadas para resolução destas (transferências de aprendizagem);
  • Material elaborado, comprovado e aplicado com educandos em locais onde a educação se tornou referência nacional;
  • Comprovação da qualidade do material por profissionais que atuam na sala de aula;
  • Cria novas alternativas para obter sucesso e comprovar o aprendizado para resolução dos problemas do cotidiano;
  • Atividades elaboradas por níveis de proficiência, desde o básico até o avançado;
  • Tem como ponto de partida não a definição, mas o problema;
  • Os conceitos, ideias e métodos matemáticos são abordados mediante a exploração de problemas;
  • Aborda situações em que os alunos precisam desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las;
  • Valida os procedimentos; principais diferenciais do nosso material apresenta grande número de atividades divididas em níveis de proficiência, o que atende desde as expectativas dos alunos com dificuldade aos alunos com alto grau de desenvolvimento.
  • Leva os alunos a desenvolver habilidades que permitem pôr à prova os resultados;
  • Testa seus efeitos e compara diferentes caminhos para obter a solução;
  • Garante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o alcance das competências exigidas na Educação Básica;
  • Busca por equidade na educação;
  • Tem como foco principal a igualdade de oportunidades para aprender e desenvolver, garantindo ao educando o seu direito;
  • Atende aos mais diferentes níveis de aprendizagem dos alunos, garantindo a melhoria na qualidade de ensino e na equidade;
  • Permite a flexibilidade no uso em sala de aula;
  • Conduz o educando a desenvolver o gosto pela disciplina;
  • Orienta quanto ao conteúdo a ser desenvolvido para atingir a aprendizagem;
  • Estimula o raciocínio lógico;
  • Desenvolve as competências leitora e matemática;
  • Oferece autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação com base nos conhecimentos adquiridos.

Programa MS Alfabetiza (Parceria com Governo do Estado): Sob a Lei Nº 5.724, de 23 de setembro de 2021, institui o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança e cria o Prêmio Escola Destaque. Regime de Colaboração entre o estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, e seus municípios, na implantação de uma política de melhoria educacional. Assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias