SEXTA-FEIRA, 22 MAI DE 2026

quinta-feira, 18 jun 2026

Em Maracaju, solidariedade fez chinês comprar 2 mil máscaras para doação

27 fevereiro – 2020 | 16:16
Planta da BBCA em Maracaju, onde previsão é inaugurar fábrica em outubro (Foto: Divulgação)

Na cidade do interior, 12 chineses trabalham em obra de fábrica e estão proibidos de voltar ao país de origem

Quase 82 mil casos confirmados no mundo, 50 países, um deles no Brasil. É o novo coronavírus, ou Covid-2019, como é chamado esse novo vírus que causa síndrome respiratória grave, começou na China e caminha para se tornar pandemia. Distante milhares de quilômetros do país onde o contágio começou, a solidariedade surgiu em Maracaju, a 160 km de Campo Grande.

A cidade, polo do agronegócio que tem no país asiático um dos principais compradores, recebeu, entre novembro e dezembro, 12 trabalhadores chineses que constroem fábrica da empresa chinesa BBCA Brazil. Um deles, sem contar a ninguém, resolveu enviar máscaras para o povo que sofre com a falta do material em meio ao surto da doença.

Ele pediu para não ser identificado e mal fala português. Comprou 2 mil máscaras que vão viajar, no lugar dele, para a China. Isso porque a ansiedade é ainda maior: esses trabalhadores foram proibidos pela empresa de voltar ao país, segundo o encarregado operacional da BBCA em Maracaju, o brasileiro Juliano Chagas Cunha.

Ação humanitária – Foi assim que chamou o vendedor da farmácia de Maracaju onde o trabalhador chinês adquiriu 2 mil máscaras. Adilson Batista relatou surpresa ao atender o trabalhador. Agora, conta, brasileiros também compram.

O caso suspeito do jovem brasileiro de 24 anos internado em Ponta Porã – onde vive-, que viajou à China e à Europa há, aproximadamente, 15 dias, levantou o alerta da população de Mato Grosso do Sul que está no corre-corre em busca de máscaras e materiais de higiene, como o álcool gel.

“A farmácia vendeu para um cidadão que trabalha na empresa, e não tínhamos, tínhamos 40 unidades, a princípio ele pediu 2 mil unidades”, disse. O cliente fez a encomenda na quarta e a farmácia pediu à empresa fornecedora em Curitiba, que já entregou os produtos.

“Já imediato encomendamos mais, hoje chegou, como está havendo uma espécie de pânico, aumentou venda de álcool gel, aumentou muito, e também máscaras. Como lá [China] não tem disponíveis, estão mandando para as famílias”, contou.

No desespero de ajudar, Adilson contou que o trabalhador até perguntou se a farmácia não poderia enviar as máscaras.

Na China, especialmente na pronúncia de Hubei, cenas como essa são comuns (Divulgação/DW)

O encarregado operacional da empresa chinesa afirmou que a ordem é que nenhum trabalhador pode voltar para a China e que, por hora, nenhum chinês será autorizado a vir para Macaraju. O visto concedido aos 12 chineses que hoje estão morando na cidade é de 6 meses e foi prorrogado por tempo indeterminado, segundo o encarregado.

Coronavírus- A chegada dessa nova variação de coronavírus tem espalhado pânico e desinformação em todo o mundo e desde ontem, também em Mato Grosso do Sul e no Brasil, primeiro país da América Latina com casos confirmados.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!