quinta-feira, 28 mar 2024

Embrapa oferta hastes de seringueiras para produtores de mudas

Embrapa oferta hastes de seringueiras para produtores de mudas

18 março – 2020 | 14:14

A partir desta quinta-feira (19) e até o dia 27 de março, a Embrapa estará ofertando hastes de planta básica para enxertia de 14 clones de seringueiras exclusivamente para produtores de mudas inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). A oferta visa contribuir para a diversificação clonal, o aumento de produtividade e a sustentabilidade dos seringais brasileiros, sobretudo da região Centro-Oeste.

De acordo com o edital de Oferta Pública nº 05/2020 da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Empresa, são disponibilizados lotes com hastes dos clones OS 22, PB 311, PB 312, PC 119, RRIM 713, PB 291, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, RRIM 901, RRIM 937, RRIM 938 e PC 140. Os materiais foram registrados no Registro Nacional de Cultivares (RNC), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os interessados terão das 8h do dia 19 até as 17h do dia 27 de março de 2020 para informarem pelo e-mail sin.ebsb-oferta@embrapa.br o interesse nos lotes ofertados. A documentação necessária para envio está descrita no comunicado. Os produtores contemplados serão informados por e-mail a partir do dia 30 de março, devendo efetuar o pagamento até o dia 3 de abril.

O agendamento da retirada das hastes deve ser feito entre os dias 8 e 15 de abril, e ocorrerá entre 20 e 30 de abril de 2020. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sin.ebsb-oferta@embrapa.br e pelo telefone (61) 3333-0417.

Sobre os clones

A produção nacional de borracha natural se baseia em apenas seis clones (RRIM 600, PR 255, GT 1, PB 217 e PB 235 e Fx 3864), sendo necessária a diversificação clonal e a utilização de materiais mais produtivos para minimizar os riscos (como doenças) e favorecer a competitividade dos heveicultores brasileiros.

A borracha natural é um produto estratégico para o desenvolvimento do País, pois as indústrias de pneumáticos e artefatos de borracha importam mais de 60% desse insumo para a fabricação dos produtos. O aumento da produtividade dos seringais com o plantio de clones com maior potencial produtivo que os utilizados atualmente pode levar à diminuição dessa dependência.

Nesse sentido, a Embrapa avaliou mais de 70 clones disponíveis no Banco de Germoplasma de Seringueira da Embrapa Cerrados (BGHevea CPAC). Os clones foram avaliados em três locais com diferentes condições de clima e solo – Goianésia (GO), Planaltina (DF) e Pontes e Lacerda (MT), tendo sido comparados aos seis clones mais cultivados nessas regiões e que foram utilizados como testemunhas.

Os resultados do trabalho mostram que os novos clones selecionados, todos originários da Malásia, apresentam elevada produtividade média de borracha seca por planta. O estudo também evidencia a possibilidade de diversificação dos plantios de seringueira com clones de potencial produtivo semelhante ou superior aos atualmente utilizados nas regiões onde apresentaram melhor desempenho e em outras com condições edafoclimáticas (de solo, clima etc.) semelhantes.

Os clones selecionados produziram borracha natural de boa qualidade, tecnicamente especificada como TSR – classe 10 de cor marrom, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 2000.

São indicados para cultivo nas regiões de Goiás e do Distrito Federal em que foram testados e em outras com condições edafoclimáticas semelhantes, ou seja, com período seco bem definido, o que permite o escape ao mal-das-folhas causado pelo fungo Microcyclus ulei.

Para mais informações sobre os clones de seringueira, clique aqui.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias