Encontro Integrado da Vigilância analisa perspectiva da saúde do Trabalhador

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
06/08/2022
Redação

Evento reuniu 135 pessoas, entre técnicos, enfermeiros, médicos e autoridades

O “Encontro Integrado da Vigilância e da Atenção à Saúde”, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e por intermédio do Departamento de Vigilância à Saúde via Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador), reuniu 135 pessoas, entre técnicos, enfermeiros, médicos, autoridades, entre outros.

Criado em 2002, o Cerest teve intensa atuação na pandemia, tendo como grandes parceiros a Vigilância Sanitária (VISA), a Imunização, Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Atenção Especializada, Atenção Primária e Saúde, MPT, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Forças de Segurança Pública e Rede de Urgência e Emergência.

O principal objetivo do encontro foi fomentar e trazer para a discussão o trabalho, o serviço da Vigilância em Saúde do Trabalhador para as demais redes de atenção à Saúde. Para consolidar essa intenção foram convidados, as equipes de atenção primária especializada e Rede de Urgência, para que todos compreendessem e se colocassem no papel de trabalhador e, dentro dessa função de protagonista da área da saúde.

De acordo com a enfermeira Marília Carvalho da Silva, consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, pode-se perceber que, de alguns anos para os dias de hoje, vê-se uma modificação dentro do processo da gestão pública.

“O movimento social, que é um dos grandes protagonistas da democratização, juntamente com a Saúde, já vem em busca de melhores condições de trabalho e de meio ambiente”, aponta.

Sobre a importância de realizar um evento desse porte, a diretora do Departamento em Vigilância em Saúde, Silvia Bosso, acredita que uma maior qualificação para a equipe, garante fluxos de atendimentos com maior clareza do trabalho de cada um e o fortalecimento desse eixo de saúde do trabalhador dentro do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O trabalho de vigilância em saúde do trabalhador é essencial dentro do SUS e cabe a nós da vigilância fortalecer o nosso trabalho através da equipe do Cerest para desenvolver junto com a Rede de Saúde, com os ambientes de trabalho dos trabalhadores e empregadores, uma rede de educação e saúde, promoção, prevenção de acidentes e assistência ao trabalhador acometido por algum agravo relacionado ao trabalho”.

A gerente do Cerest, Vanina Batista de Oliveira, considerou o encontro um sucesso. “A adesão da nossa macrorregião foi muito grande. Eu ressalvo o empenho de toda a equipe; o saldo do evento foi realmente muito positivo”.

Ela destacou ainda a presença de convidados e visitantes, como: a representante do Ministério da Saúde, enfermeira Marília Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena; o representante do Ministério Público do Trabalho, doutor Jeferson; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeiro Genivaldo Dias da Silva.

“O encontro foi mesmo com o intuito de fazer essa articulação com as pontas da rede, apontando ainda a presença dos médicos da atenção básica, da especializada e diretores de equipe”, finaliza Vanina.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp