quinta-feira, 28 mar 2024

Entre os melhores do Brasil em transparência, MS terá novo portal e ações para aperfeiçoar setor

Entre os melhores do Brasil em transparência, MS terá novo portal e ações para aperfeiçoar setor

16 março – 2023 | 16:16

Mato Grosso do Sul se tornou referência e um dos melhores estados do Brasil em transparência pública. Esta condição é reconhecida pelos principais rankings e indicadores do setor. Para aperfeiçoar estes trabalhos várias ações já estão em andamento, entre elas a construção do Novo Portal da Transparência.

“Quando entrei no Governo em 2015, na época como secretário, Mato Grosso do Sul era o último estado em transparência no Brasil. Começamos a trabalhar para reverter este cenário, pois a transparência é uma das bases de qualquer governança que se propõe a ser bem-feita. Em seis meses já tivemos bons resultados e hoje somos destaques em âmbito nacional”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Para o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, este resultado positivo na transparência faz parte de um trabalho conjunto dentro do Estado. “Temos a Ouvidoria-Geral do Estado muito atuante dentro da CGE, assim como uma parceria imprescindível da Superintendência de Tecnologia da Informação (SGI). Desta forma conseguimos atender as expectativas dos cidadãos e dos órgãos avaliadores”.

Girão destacou que as “boas práticas” estão entre os pilares da atual gestão. “. Estamos sempre correndo e conseguindo entregar bons resultados e assim figurar bem nos rankings nacionais”.

Na avaliação feita pelo Mapa Brasil Transparente, da CGU (Controladoria-Geral da União), Mato Grosso do Sul foi o quinto melhor estado em transparência em 2020, obtendo a nota 9.93, ficando atrás apenas do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná.

Neste ranking foram avaliados 26 itens, entre eles Portal da Transparência, divulgação da estrutura organizacional, informações sobre receitas, despesas, pagamentos, empenhos, licitações, contratos, obras públicas, servidores, diárias, pedido de informação e prazo cumpridos. Mato Grosso do Sul cumpriu 25 de forma integral.

Novo Portal

Para seguir coo destaque nacional, o Governo do Estado segue com várias ações no setor. A principal é a construção de um novo Portal da Transparência, que terá o objetivo de tornar todas estas informações do Estado mais acessíveis à população, com uma linguagem mais simples aos cidadãos.

“Já somos referência nacional neste quesito, mesmo assim estamos com um grande projeto de reformulação do portal, tendo a ideia de levar todas as informações disponíveis para uma linguagem mais cidadã, para que a população como um todo tenham uma compreensão maior sobre estes dados e informações do poder público”, descreveu Girão.

Este trabalho será conduzido pela CGE (Controladoria-Geral do Estado) em parceria com todas as secretarias, fundações e autarquias do Poder Executivo na elaboração e construção deste canal. A previsão é que o produto final seja disponibilizado para a população no primeiro semestre de 2024.

Outra ação importante é o programa “Compliance”, que foi lançado pelo Governo e vai começar as atividades pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e depois seguir para as demais pastas. Lá serão desenvolvidas ações de transparência, eficiência no serviço público, simplificação dos processos e incentivo a integridade e conduta ética.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias