quinta-feira, 28 mar 2024

Equipes do NASF acompanham pacientes nos distritos de Dourados

Equipes do NASF acompanham pacientes nos distritos de Dourados

16 julho – 2022 | 10:10

Programa implantado pela atual gestão atua em Vila Vargas, Indápolis e Itahum

A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), implantou para atendimento nos distritos, o programa eNASF-AP (Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária). São equipes multidisciplinares que atuam de maneira integrada e de apoio à UBS (Unidade Básica de Saúde) local e ESFs (Equipes de Saúde das Famílias).

O NASF foi ativado nesta gestão e atua com agendas rotativas para atendimento nos polos de academia de saúde em Vila Vargas, Indápolis e Itahum. A equipe é formada por fisioterapeuta, nutricionista e profissional de educação física e faz atendimentos coletivos, individuais e domiciliares, com pacientes acamados. Além disso, atuam em programas como o Saúde nas Escolas e cuidados preventivos contra obesidade.

Atualmente as atividades em grupo são desenvolvidas nos Polos de Academia da Saúde com caminhadas, cinesioterapia, atividade física diversa e palestras de orientações nutricionais, além de atendimento individual nutricional e fisioterapêutico. “Em conjunto com a equipe multidisciplinar das Unidades Básicas de Saúde, é realizado o atendimento e acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, além de atendimento das práticas integrativas e complementares sendo uma delas a auriculoterapia, com sessões realizadas semanalmente”, explica o fisioterapeuta Vilmar Pantaleão Escobar de Assunção.

Segundo Vilmar, as atividades são realizadas integrando o NASF e as equipes das Unidades Básicas de Saúde com objetivo de incentivar a comunidade a participar das ações da Atenção Primária à Saúde (APS), como prevenção, tratamento, reabilitação e promoção da saúde. Sendo assim foram desenvolvidas ideias e ações em conjunto com as equipes multidisciplinar das ESFs e Polos de Academia da Saúde. Os resultados, de acordo com ele, são positivos. “É impressionante. Os pacientes relatam as melhoras significativas com a participação nas atividades”, completa.

As atividades acontecem duas vezes na semana. Em Indápolis às terças-feiras, 7h, integrado ao programa Hiperdia com atendimento da equipe multidisciplinar da UBS e às quintas-feiras, no mesmo horário. Na academia de saúde de Vila Vargas as atividades acontecem quartas e sextas-feiras, entre 7h e 9h, e em Itahum sempre às segundas e quartas-feiras, no mesmo horário, juntamente com a equipe da UBS.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias