Escola Municipal Rural Santa Guilhermina comemora 19 anos de história apresentando bons resultados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
27/04/2022
Redação

Evento contou com a presença do Prefeito Marcos Calderan, Secretária Municipal de Educação, Vereador Hélio Albarello, profissionais da educação, alunos e convidados.

Nesta terça-feira 26-04, a Escola Municipal Rural Santa Guilhermina recepcionou autoridades, profissionais da educação, alunos, ex-alunos e convidados para comemorar seus 19 anos de atividades em Maracaju.

A escola é uma das escolas rurais do município, entretanto não deixou de receber investimentos na atual gestão, tanto de equipamentos quanto na questão de capacitação de professores, proporcionando uma melhor qualidade no ambiente de trabalho e oportunizando um melhor aprendizado aos alunos.

Segundo Sâmara Melo, gestora da unidade, a Escola Rural Santa Guilhermina vive um excelente momento, contando com um crescimento contínuo e com uma sólida participação em todos os eventos da cidade, sem deixar de lado a sua importância histórica na formação além de bons alunos, excelentes cidadãos.

Nosso atual desafio é conscientizar a família da importância da interação família-escola, para que juntos alcancemos com melhor êxito nosso principal objetivo: uma educação de qualidade. O bom conceito com que a escola é agraciada nos mostra que ela nunca foi algo isolado, mas sim um conjunto de esforços de todos aqueles que por aqui passaram que aqui estão e deixa sua marca, sua boa semente.” Destacou Sâmara Melo.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza, o olhar carinhoso e igualitário do Prefeito Marcos Calderan com todas as unidades de ensino do município, faz com que os resultados dos alunos sejam positivos tanto no perímetro urbano, quanto rural.

Quero agradecer o Prefeito Marcos Calderan pelo olhar especial e carinhoso com todas as escolas, aliás fruto deste olhar nasceu o Programa Educação Maior, Futuro Melhor que investe com reformas, ampliações e até mesmo reconstruções todas as escolas do município, bem como, reforçam investimentos em treinamento e equipamentos para professores, estamos confiantes que este investimento forte da administração municipal proporcionará positivos resultados para nossos alunos. Parabéns a Escola Santa Guilhermina por 19 anos de existência e educação no campo.” Explicou Carolina Souza.

Para o Prefeito Marcos Calderan, tão importante quanto os investimentos físicos e em treinamento de profissionais, é fundamental a presença constante da administração municipal nas escolas.

Somente com a nossa presença constantemente podemos identificar as demandas que estão sempre ocorrendo, por isso, estamos melhorando, inclusive o Educação Maior, Futuro Melhor tem todo um trajeto já firmado, mas enquanto ele ocorre, novas demandas vão surgindo e com isso, vamos melhorando ainda mais a educação. Quando uma escola comemora aniversário, não apenas em sua estrutura física, mas também na sua história, sabemos da importância, afinal daqui saem cidadãos de bem e capazes de transformar a coletividade, agradeço o convite e parabenizo a direção, coordenação e todos os profissionais da Escola Santa Guilhermina.” Destacou Marcos Calderan.

A ação ocorreu no Assentamento Santa Guilhermina e contou com a presença do Prefeito Marcos Calderan, Secretária de Educação Carolina Souza, Vereador Hélio Albarello que neste ato, representou o Legislativo Municipal, além da Gestora da Escola Professora Sâmara Melo, demais professores, coordenação, administrativo, alunos e comunidade do assentamento.

A história da Escola Rural Santa Guilhermina inicia no ano de 1997, quando as lideranças deste Assentamento preocupados com a continuação dos estudos de seus filhos, convidaram a Professora Nercina Pereira da Silva, vinda de Itaporã – MS para se juntar a comunidade e lutar pela educação do Assentamento. Após insistente convite a mesma veio conhecer a comunidade, ficando sensibilizada com o que presenciou, ciente que tinha muito a ser feito principalmente na área da educação. A organização da comunidade era feita pelos líderes, pais de famílias, crianças e jovens, todos unidos pelo mesmo ideal. Os encontros aconteciam na sombra do famoso pé de jatobá. Em 18 de dezembro de 1997 acontecia a demarcação dos lotes do então Assentamento Santa Guilhermina, a partir daí o sonho começou a se tornar realidade.

Nos anos de 1997 e 1998 o assentamento era administrado pelo município de Nioaque – MS, então foi aberto em 1998 uma sala de extensão da Escola José Garcia Neto, denominada Sala Santa Guilhermina, com cerca de 240 alunos. Com direção da professora Nair Cordeiro. Os primeiros professores do Assentamento foram: Nercina Pereira da Silva; Fatima Carbonaro; Vera Maria Mendes; Regiane Cristina Freire; Moises Dias; Maurilio Sebastião Espinoza (in memorian); Joacir de Oliveira; Monica Moura e Neide Pereira da Silva, posteriormente em 1999, novos educadores chegaram: Tânia Capelari; Sayonara Assis; Adolfo Arruda e Maira Rosana.

Durante todo esse tempo foram ocupados espaços já existentes na Fazenda para ser usado como salas de aula, tais como: Casa dos antigos donos da fazenda, barracões antigos, currais e até oficina mecânica foi reformada para atender os alunos. Em 2002 a Escola passa a ser administrada pelo Munícipio de Maracaju – MS e as lutas não pararam por ai. Mais uma vez os pais se uniram e montaram uma comissão para ir à luta por um prédio escolar digno de seus filhos estudarem. E assim surgiu o prédio da Escola Municipal Rural Santa Guilhermina.

Sobre a Escola Municipal Rural Santa Guilhermina

A Escola Municipal Rural Santa Guilhermina foi criada de acordo com o decreto nº 023/2002 de 15 de fevereiro de 2002 e inaugurada em 26 de abril de 2003, na administração do Prefeito Reinaldo Azambuja Silva gestão 2001/2004, para atender as turmas da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental. Em 14 de dezembro de 2010 de acordo com o decreto nº 117 foi criada a Sala de Extensão Maria da Glória Lessa Coelho, na administração do Prefeito Celso Luiz da Silva Vargas, assim nossa Escola passa a ser denominada Escola Municipal Rural Santa Guilhermina – Polo.

Hoje, aos 19 anos, a Escola vive sua festa de aniversário compartilhando com todos aqueles que fizeram e fazem parte da sua história, as alegrias de ao longo desse tempo ter semeado saberes, contribuindo com a formação escolar de grande parte da população do nosso Assentamento e fazendas da região. Desde então, ao longo desses anos a escola vem educando adolescentes e jovens, preparando-os para o exercício da cidadania, desenvolvendo talentos, produzindo conhecimento, ensinando para conscientizar e transformar. Educando principalmente com amor, respeito e dedicação. Fazendo da mesma um ambiente aconchegante e acolhedor.

A Escola Rural Santa Guilhermina atualmente dá continuidade ao seu trabalho com uma equipe de professores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento intelectual e social dos seus alunos buscando no dia a dia inovar suas ações e suas metas para melhor conduzir a comunidade escolar.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this