segunda-feira, 29 abr 2024

FAB Intercepta Aeronave com Carga Ilícita Proveniente do Paraguai
Polícia

FAB Intercepta Aeronave com Carga Ilícita Proveniente do Paraguai

Redação
09 abril – 2024 | 17:17

Ação conjunta com a Polícia Federal resulta na detenção de tripulante e apreensão de drogas

Na manhã de terça-feira (09/04), uma operação coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em colaboração com a Polícia Federal (PF), interceptou uma aeronave suspeita, modelo CESNA-182 de matrícula PT-CPR, nas proximidades de Londrina, Paraná. A aeronave, oriunda do Paraguai, entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, desencadeando a ação no âmbito da Operação Ostium, vinculada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

A missão contou com o emprego de duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e um avião radar E-99, tendo sido inicialmente identificada na fronteira entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e posteriormente interceptada no Paraná. Após a entrada no espaço aéreo brasileiro sem apresentar plano de voo, o avião foi rastreado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF, seguindo os protocolos estabelecidos para tais situações.

Ao ser declarada suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144 de 16 de julho de 2004, e identificada com matrícula clonada, a aeronave recebeu ordem de pouso obrigatório em Londrina, não cumprida pelo piloto. Em uma manobra de evasão, a aeronave realizou pouso forçado em uma pista de terra próxima a Santa Cruz do Rio Pardo (SP), às 11h10, onde a PF assumiu o controle da operação em solo.

O tripulante foi detido e uma carga suspeita, identificada como pasta base de cocaína, foi apreendida. A operação reafirma o compromisso das forças de segurança brasileiras na vigilância e proteção do espaço aéreo, bem como na luta contra o tráfico de drogas e outros ilícitos transfronteiriços.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias