terça-feira, 23 abr 2024

Fazendeiro e empresário de MS são alvos da Lava Jato contra lavagem de dinheiro no Paraguai

Fazendeiro e empresário de MS são alvos da Lava Jato contra lavagem de dinheiro no Paraguai

19 novembro – 2019 | 13:13

Os alvos da Operação Patron deflagrada na manhã desta terça-feira (19), que cumpria mandados em Mato Grosso do Sul, contra a lavagem de dinheiro são o empresário Orlando Mendes Gonçalves Stedile e o fazendeiro Antônio Joaquim Mendes Gonçalves Mota. Entre os alvos da operação estão ainda o ex-presidente do Paraguai, Horácio Manuel Cartes, e o dono do Shopping China, Felipe Corgono Alvarez.

A de Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, é palco dos mandados emitidos na nova fase da Operação Lava Jato, desdobramento da Operação ‘Câmbio, Desligo’.

Os pedidos de prisão temporária foram expedidos pela 7º Vara Criminal do Rio de Janeiro. Foram 37 mandados sendo 16 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Rio de Janeiro e Armação dos Búzios, grande São Paulo e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

Não há informações se o fazendeiro e o empresário foram encontrados pelos agentes federais.

A operação é contra organização criminosa ligada ao doleiro Dário Messer, que foi preso em julho deste ano. A operação faz parte de um desdobramento da Operação Câmbio Desligo, em julho deste ano. A finalidade é de reprimir os crimes de lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, cometidos pelo núcleo que continuou as práticas criminosas para apoiar a fuga de Dario Messer, que foi preso em São Paulo em julho, ocultando o foragido e seus bens.

A investigação identificou dinheiro ocultado do doleiro no valor de US$ 20 milhões, sendo mais de US$ 17 milhões em um banco nas Bahamas, e o restante pulverizado no Paraguai entre doleiros, casas de câmbio, empresários, políticos e uma advogada.

Em setembro deste ano, a 6ª Turma do STJ negou pedido de liberdade a Dario Messer, preso no âmbito da Operação Câmbio Desligo em julho deste ano. De acordo com o Ministério Público Federal, Messer é apontado como o “doleiro dos doleiros” e foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e participação em organização criminosa.

Confira os nomes alvos de pedidos de prisão:

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias