quinta-feira, 28 mar 2024

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito

14 maio – 2022 | 15:15

A pavimentação da MS-345 (antiga Estrada do 21), em execução pelo Governo do Estado em quatro frentes de obras em seus 100 km – da BR-419, em Anastácio, a Bonito – começa a mudar o turismo na região, dando visibilidade a um atrativo que até então não fazia parte do catálogo de produtos do melhor destino de ecoturismo do Brasil: a pesca.

Com a realização do 1º Festival de Pesca Esportiva, promovido pela prefeitura de Bonito e apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o distrito de Águas do Miranda, cortado pela rodovia, passa a fazer parte da prateleira de atrativos que o município promove em grandes feiras nacionais e internacionais. O festival é o divisor de águas para o turismo da vila.

Pescadores chegaram cedo à barranca do Rio Miranda, na manhã deste sábado, para a largada do torneio de pesca

“Vamos preparar o distrito para se tornar um grande polo de pesca esportiva, reorganizando o setor e melhorando os serviços, antevendo um boom com a chegada do asfalto”, afirma Juliane Salvadori, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito. Segundo ela, o município vai trabalhar na promoção da pesca em família e incentivar a prática feminina, predominante no festival.

Realizado neste fim de semana no Rio Miranda, o Festival de Pesca já traduz o novo momento do turismo no distrito, distante 180 km de Campo Grande e a 70 km de Bonito. O evento conta com 45 equipes inscritas e atraiu centenas de turistas, inclusive de São Paulo e Paraná, lotando parcialmente os hotéis, pousadas e pesqueiros, que, juntos, disponibilizam 600 leitos.

Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, abriu o festival: agradecimento ao governador Reinaldo Azambuja e ao ex-secretário Eduardo Riedel

A vila se agita

“A gente nunca teve aqui um movimento desse em 45 anos, o asfalto trará grandes mudanças e a presença do governo e da prefeitura trazendo benefícios para a comunidade dará um grande impulso na nossa vila”, sintetiza a empresária e ex-pescadora Maria Aparecida Santos de Souza (Cida), cujo restaurante, no centro da vila, ficou lotado na abertura do torneio, ontem (13) à noite.

Junto com os investimentos do Estado em infraestrutura, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues pretende implementar várias ações para dar suporte ao projeto de fomento ao turismo. Ele anunciou a implantação de um porto municipal, reurbanizando a orla do Miranda, e a instalação de um departamento da secretaria de Turismo no distrito.

Centro de Águas do Miranda foi palco da abertura do festival, com praça de alimentação e de artesanato

“Este é o primeiro de muitos festivais (de pesca) e nos orgulha muito promover esse evento com o apoio do Governo do Estado, da Câmara de Vereadores e dos empresários locais”, disse o prefeito, ressaltando que a obra da pavimentação da MS-345 foi compromisso do governador Reinaldo Azambuja e concretizada pelo ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel.

A presença da gestão pública e a movimentação de máquinas e operários preparando a MS-345 para receber o pavimento anima o trade turístico local. “Chegou o nosso momento, o asfalto era o grande sonho e o Festival de Pesca vai abrir as portas”, comemora a empresária Sônia Maria Percigili, 52. Ela administra o Pesqueiro Santa Inês e representa a prefeitura no distrito.

A largada do Festival de Pesca ocorreu às 7h deste sábado, próximo à ponte de concreto sobre o Rio Miranda, com a participação de 45 equipes e cerca de 250 pescadores. O evento conta com o apoio da Marinha, Polícia Militar Ambiental (Pma) e Corpo de Bombeiros. A pesca é realizada em uma extensão de 20 km, entre a Praia do Salto e a Cabana do Pescador.

A subida do nível do rio em mais de dois metros em uma semana, devido às fortes chuvas que ocorreram na região, deve favorecer a pesca, embora a água estivesse fria no período da manhã, indicativo de pouca movimentação das espécies. Entre as equipes, predominância das mulheres. A fiscalização do evento é rigorosa quanto ao cumprimento do uso do colete.

Alma Serrana foi a primeira atração do festival, com quase duas horas de show: neste sábado, sobe ao palco o grupo Tradição

A competição termina às 16h e teve intervalo para o almoço, na Cabana do Pescador, apoiador do festival. A grande disputa é pelo maior exemplar do dourado, que vale a primeira colocação. Quem fisgar o maio peixe de couro e o maior peixe de segunda também serão premiados. Um barco de 6m, um motor 15 HP e um caiaque serão sorteados entre os participantes.

A abertura do festival ocorreu na noite de sexta-feira, no centro do distrito, onde foi montada uma tenda e a praça de alimentação e artesanato. A maioria dos moradores participou da solenidade, que contou com a presença do prefeito Josmail Rodrigues, vereadores e empresários. Ao final, o público cantou e dançou no ritmo fronteiriço do grupo Alma Serrana.

Texto: Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Chico Ribeiro

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias