segunda-feira, 29 abr 2024

Força-tarefa em Mato Grosso do Sul para Combater Ligações Clandestinas de Água
Geral

Força-tarefa em Mato Grosso do Sul para Combater Ligações Clandestinas de Água

Redação
15 abril – 2024 | 10:10
Captação de água no Rio Paraguai, em Corumbá

Iniciativa busca reduzir perdas e garantir justiça no fornecimento de água

Uma operação conjunta entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está sendo organizada para combater as fraudes nas ligações de rede de água no estado. A ação começará em maio, tendo como ponto inicial a cidade de Corumbá, que possui o maior índice de perdas de água na região, chegando a alarmantes 72%.

Ligações clandestinas, ou “gatos”, são a principal fonte de desperdício nos sistemas de abastecimento de água, permitindo que alguns consumidores utilizem o serviço sem o devido pagamento. Diante da severidade do problema e das exigências da Lei do Marco Regulatório do Saneamento, a Sanesul mobilizou-se para uma intervenção mais agressiva, envolvendo a Polícia Civil nas 68 cidades atendidas pela empresa.

Marcos Martins, gerente da unidade regional de Corumbá, destacou a criação de equipes especializadas na detecção e combate a fraudes. Além disso, a operação incluirá treinamentos para os funcionários sobre a abordagem legal e técnica nas residências suspeitas de fraude.

O crime de fraude em ligações de água é considerado furto, podendo resultar em prisão. A Sanesul e a Sejusp planejam uma abordagem rigorosa, que inclui a participação de peritos policiais e o intercâmbio de informações técnicas para melhorar a eficácia das investigações.

Essas ações visam não apenas reduzir as perdas de água mas também garantir um fornecimento justo e eficiente para todos os cidadãos do estado, além de prevenir problemas como vazamentos e contaminação da rede pública. Com a redução das fraudes, espera-se também uma diminuição no custo da tarifa de água, beneficiando todos os consumidores regulares.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias