Instabilidades ganham força entre segunda (13) e terça, com acumulados acima de 30 mm/24h; após a passagem do sistema, temperaturas entram em declínio, sobretudo no sul do estado.
A segunda-feira (13) será de mudanças significativas no tempo em Mato Grosso do Sul. O avanço de uma frente fria, associado a um ciclone extratropical, ao transporte de ar quente e úmido e à atuação de áreas de baixa pressão e cavados, favorece a formação de chuvas e tempestades em grande parte do estado.
Há potencial para temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados. Os acumulados de precipitação podem superar 30 mm em 24 horas, principalmente entre segunda e terça-feira.
Com a passagem da frente fria, as temperaturas entram em declínio ao longo dos próximos dias, com mínimas entre 12°C e 15°C especialmente na região sul. Para sul, cone-sul e Grande Dourados, estão previstas mínimas de 17°C a 21°C e máximas entre 24°C e 31°C. No Pantanal e sudoeste, as mínimas variam de 22°C a 26°C, com máximas entre 29°C e 37°C. Já no bolsão, leste e norte, os termômetros registram mínimas entre 19°C e 23°C e máximas de 26°C a 33°C.
Em Campo Grande, a capital, a previsão indica mínimas de 20°C a 22°C e máxima de até 31°C, com tempo instável e possibilidade de pancadas ao longo do dia. Os ventos começam do quadrante norte e giram para sul ao longo da segunda, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h e rajadas acima desse patamar de forma pontual.
Orientações: redobre a atenção em vias durante pancadas fortes, evite abrigo sob árvores em caso de raios, proteja telhados e objetos soltos em áreas externas e acompanhe os avisos de tempo severo.








