Temperaturas ficaram abaixo de 3°C em municípios do sul e sudoeste do estado, cobrindo campos e lavouras com uma camada de gelo na manhã desta terça-feira.
A intensa massa de ar frio que atua sobre Mato Grosso do Sul cumpriu as previsões e provocou a formação de geada em pelo menos 18 municípios do estado na madrugada e no início da manhã desta terça-feira (24). O fenômeno foi registrado principalmente nas regiões sul, sudoeste e cone-sul, onde as temperaturas ficaram próximas ou abaixo de 3°C.
De acordo com o levantamento do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), cidades como Ponta Porã, Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira, Juti e Rio Brilhante estão na lista das que registraram o fenômeno. Em Rio Brilhante, a temperatura mínima chegou a 1,6°C, uma das menores do estado.
Fotos e vídeos compartilhados por moradores e produtores rurais mostram pastagens e lavouras cobertas por uma fina camada de gelo, um cenário que preocupa o setor do agronegócio. Há risco de perdas, principalmente para o milho de segunda safra que ainda está em fase de desenvolvimento.
A previsão indica que o frio persistirá nos próximos dias, mas com menor intensidade, e a chance de geadas generalizadas diminui a partir de quarta-feira. Ainda assim, as manhãs continuarão geladas em grande parte do estado.