terça-feira, 23 abr 2024

GEMUTRAN participa de Audiência Pública sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

GEMUTRAN participa de Audiência Pública sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

25 maio – 2022 | 13:13

Órgão foi representado pelo Gerente Jaime Talaveira que participou da ação que visa reduzir o índice de óbitos.

A Prefeitura de Maracaju através da GEMUTRAN, esteve presente na Audiência Pública para debate do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, tal iniciativa visa discutir medidas para reduzir o índice de óbitos em acidentes de trânsito.

A iniciativa foi realizada pelo CENTRAN – Conselho Estadual do Trânsito de Mato Grosso do Sul na última quarta-feira 18-05 em Campo Grande e contou com a presença do o secretário Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico de Moura Carneiro, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Alexandre Gomes da Silva, a presidente do Cetran, Regina Maria Duarte, entre outras autoridades.

A Presidente do Cetran, Regina Maria, explica que a principal meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito é diminuir, pela metade, os índices brasileiros de mortes no trânsito. “Visando a segurança nas vias e rodovias de Mato Grosso do Sul é que vamos debater com a sociedade propostas para melhor a qualidade de vida, oferecendo uma resposta mais eficiente aos trágicos números do trânsito brasileiro“, afirmou.

Em Mato Grosso do Sul, de 1º de janeiro a 15 de maio deste ano, foram registrados 86 homicídios culposos no trânsito, 626 lesões corporais no trânsito e 912 acidentes de trânsito. Entretanto, como resultado do trabalho de policiamento rotineiro e blitz educativas, o número de ocorrências diminuiu em comparação com o mesmo período de 2021. A redução chegou 11,3% nos homicídios culposos no trânsito (97) e queda de 19% no total de acidentes de trânsito (1.126). O aumento ocorreu apenas nas lesões corporais no trânsito, com 1% a mais de ocorrências (619).

De acordo com Jaime Talaveira essas participações em audiências, capacitações e outras iniciativas ligadas ao trânsito são fundamentais, visando dar mais visibilidade para este trabalho e debater propostas de melhorias que beneficiarão não apenas Maracaju, mas todo o estado.

A administração do Prefeito Marcos Calderan tem uma preocupação extrema com o trânsito, prova disso, são os investimentos já realizados na aquisição de uma máquina de sinalização, liberação constante de recursos para compras de tintas de sinalização vertical, além da ampliação da sinalização horizontal. Além disso, Maracaju conta com adiantados projetos de abertura de novas ruas, alargamento de vias e construção de calçadas, ações que de forma conjunta, cooperam para a melhoria no trânsito.” Afirmou Jaime Talaveira.

Dados Nacionais

Entre os anos de 2015 e 2019, os acidentes no trânsito ceifaram cerca de 100 vidas por dia no Brasil. Esta já é uma das principais causas de mortes no país. Para mudar o cenário, desde 2018 o país conta com o Pnatrans, que tem como um dos compromissos a redução de pelo menos 50% das mortes no trânsito brasileiro até 2028.

Criado em 2018, por meio da Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, o Plano Nacional propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

O Plano se une às ações positivas já existentes em prol da segurança no trânsito, porém dá um passo adiante ao propor iniciativas pautadas em seis pilares fundamentais, permitindo a abordagem em diversas vertentes: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; e Normatização e Fiscalização.

Com informações de Luciana Brazil (SEJUSP)

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias