Decisão por pênaltis é um momento cruel no futebol.
Vencedor na terça-feira, diante da Colômbia, pela Inglaterra, em feito histórico, o técnico Gareth Southgate chamou a atenção por, após sua comemoração na vitória por 4 a 3 nas penalidades, procurar jogadores colombianos para consolá-los – o jogo foi 1 a 1 no tempo normal.
Southgate foi flagrado conversando com o atacante Falcao, com o goleiro Ospina e também com o volante Mateus Uribe – esse último um dos responsáveis pela eliminação colombiana, acertando o travessão na quarta cobrança.
O gesto de Southgate é bastante pessoal e teve enorme repercussão na Inglaterra. Isso porque, em 1996, foi ele quem desperdiçou uma cobrança decisiva de pênaltis numa disputa contra a Alemanha, pela semifinal da Euro. Na ocasião, até uma música para zombar do atleta inglês.
– Eu aprendi milhões de coisas depois daquele dia e nos anos que se seguiram. Quando algo dá errado em sua vida, você não termina. É preceiso se tornar mais corajoso, sabendo que você tem que fazer as coisas e não se arrepender por não tentar ser tão bom quanto você pode ser.
(Fonte: Globo Esporte)