quinta-feira, 28 mar 2024

Governo aciona Câmara Técnica de Conservação de Bonito e intensifica monitoramento de rios na região

Governo aciona Câmara Técnica de Conservação de Bonito e intensifica monitoramento de rios na região

17 fevereiro – 2023 | 16:16

A Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água de Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda realizou reunião on-line extraordinária e deve intensificar, juntamente com produtores rurais e autoridades locais, o monitoramento dos rios da região para identificar eventuais pontos de turbidez e suas possíveis causas. O volume acumulado de chuvas em Bonito e região durante todo o mês de janeiro, até o dia 14 de fevereiro de 2023, já atingiu 405 milímetros, valor acima da média histórica para esse período. Com essa precipitação elevada, pontos isolados de turbidez têm sido apontados pela comunidade local.

A reunião, realizada na quinta-feira (17) , coordenada pelo secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) ocorreu por solicitação do governador Eduardo Riedel para tratar dessa situação em Bonito e apontar as medidas necessárias para evitar prejuízos aos atrativos naturais e às atividades econômicas da região.

“A Câmara Técnica levantar mais informações sobre esses eventuais pontos de turbidez das águas para que possamos identificar sua origem e tomar as medidas que forem cabíveis. Por meio da Câmara, que integra o PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), nós já realizamos uma série de ações nos últimos 5 anos para mitigar esse tipo de problema nos rios de Bonito e região”, informou Rogério Beretta.

O PROSOLO é uma ação do Governo do Estado, realizada por meio da Semadesc e compreende uma série de atividades de contenção de processos erosivos, terraceamento, adequação de estradas vicinais e restauração da vegetação nativa. O programa agora é coordenado pelo professor Dr. Elói Panachuki, Engenheiro Agrônomo, doutor em Agronomia. “O professor Elói já é membro da Câmara Técnica, tem experiência nas áreas de Física e Química do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água no Cerrado e Pantanal. É uma autoridade no assunto e que agora vai coordenar as ações do PROSOLO”, informou Rogério Beretta.

Ação da Câmara Técnica

O secretário executivo da Semadesc lembra que, de 2019 a 2023, a Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água analisou 280 projetos de manejo e conservação que abrangeram uma área de 64.890,59 hectares em propriedades rurais da região, beneficiando diretamente as microbacias dos rios Formoso, da Prata, Betione e Salobra.

Também foram realizados cursos de capacitação para técnicos e operadores de máquinas que atuam nas prefeituras e propriedades rurais da região. “Fazemos a avaliação e o monitoramento de todos os projetos que aprovamos e que foram implantados nessa região. Além disso, atuamos em conjunto com as prefeituras de Bodoquena, Miranda e Jardim e Bonito para ações de controle de água pluvial nessas cidades. No ano passado, recebemos nossa patrulha ambiental, que foi uma conquista junto à Sudeco”, destacou Beretta.

A Patrulha Ambiental é composta por 1 terraceador, 1 retroescavadeira, 1 motoniveladora, 1 trator agrícola, 1 caminhão basculante, 1 caminhão tipo melosa, 2 caminhões Truck basculante. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos repassados pela Sudeco e se destinam a executar ações para a implementação de sistemas de recuperação e conservação do solo e da água, através da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária, envolvendo atividades de prevenção e contenção de processos erosivos em áreas rurais e urbanas. Entre essas intervenções destacam-se o terraceamento e a adequação de estradas vicinais, sempre em conformidade com o previsto no Prosolo.

Projeto de curva de nível e terraceamento avaliado pela Câmara Técnica em propriedade rural de Bonito

Marcelo Armôa

Fotos: Divulgação Semadesc

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias