sexta-feira, 19 abr 2024

Governo ouve prioridades apontadas por líderes de movimento comunitário da região de Três Lagoas

Governo ouve prioridades apontadas por líderes de movimento comunitário da região de Três Lagoas

08 março – 2023 | 13:13

Com a finalidade de buscar o bem estar das comunidades e no intuito de estreitar parcerias para desenvolver ações junto ao Governo do Estado representantes da UTAM (União Treslagoense das Associações de Moradores) estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (7), com o vice-governador Barbosinha e a secretária-adjunta da Setescc (Se cretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza.

O encontro foi a primeira reunião de trabalho com lideranças comunitárias da gestão do governador Eduardo Riedel. Os representantes tiveram a oportunidade de expor suas necessidades, e ouvir as propostas e compromissos do Governo do Estado que possui uma subsecretaria voltada a este eixo da cidadania, dentro da estrutura da Setescc, a subsecretaria de Ass untos Comunitários.

Segundo a diretoria da UTAM o crescimento e fortalecimento dos movimentos comunitários precisa passar por capacitação dos entes envolvidos, aprimoramento da base técnica para elaboração de bons projetos, programas que promovam a integração dos agentes e atuação em conjunto com órgãos públicos para facilitar a captação de recursos e manter as atividades das associações de moradores.
“Viemos solicitar que o Governo estenda a mão e direcione atendimento com as entidades comunitárias nos orientado para gerenciar as ações que a gente já desenvolve com as nossas comunidades. Somos a primeira equipe a estabelecer este diálogo e a ser recebida pelo Estado nesta gestão”, comemorou o líder comunit&aacut e;rio e integrante da diretoria da UTAM, Celso Paranapungá.

As ações da subsecretaria de Assuntos Comunitários do Governo do Estado já contemplam boa parte das reivindicações dos movimentos comunitários, de acordo com o subsecretário Jairo Luiz da Silva. “Estamos buscando identificar as desigualdades e propor soluções. Temos um programa que vai instituir o agente com unitário cidadão em nove regionais por todo o Estado para atender os anseios dos movimentos. Em breve o número de agentes deve chegar a 35. Será um braço forte da nossa subsecretaria para atender as comunidades mais periférica e os movimentos”, comenta.

A frente da pasta mais transversal do Governo do Estado a secretária-adjunta, Viviane Luiza, explica que a Setescc possui projeto para produção de material educativo que ensine associações e movimentos o passo-a-passo para participar de editais que proporcione o aporte de recursos públicos, e ainda auxilie na construção da pres tação contas do dinheiro aplicado.

“O Governo vai municipalizar o comunitário para que as ações não fiquem concentradas apenas na Capital e isso tem sido feito de forma cautelosa, identificando a realidade de cada município e a necessidade na base”, detalhou Viviane.
O Governo do Estado já está desenvolvendo ações pioneiras para produção de material explicativo acerca das diretrizes, legislações, convênios, editais que possam auxiliar as Associações a montarem projetos e a prestarem contas dos recursos aplicados. Atualmente este é um grande gargalo de boa parte da s associações de moradores do Estado.

Esse olhar atento para o interior, na primeira reunião, que aglutina os representantes de movimentos para dialogar com o Governo do Estado é um passo importante, na avaliação do vice-governador. “Quem vivencia os problemas das cidades são as pessoas que estão atendendo a comunidade e por isso é tão importante ouvir essas lideranças. Essa é uma forma da gestão intensificar o diálogo municipalista e a partir daí estabelecer as políticas de estado que dêem sequência a trabalhos produtivos para a sociedade”, finalizou o vice-governador que se colocou à disposição dos representantes de movimentos para levar as reivindicações ao conhecimento do governador Eduardo Riedel e posteriormente estabelecer ações que atendam as demandas dos movimentos comunitários, melhore o atendimento social dos sul-mato-grossenses e facilite o diálogo e interlocução entre o Governo e movimentos em favor das associações, fóruns, federações, OSC’s (organizações da Sociedade Civil) e movimentos populares.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias