terça-feira, 23 abr 2024

Guarda Municipal adere a sistema desenvolvido pelo Ministério da Justiça

Guarda Municipal adere a sistema desenvolvido pelo Ministério da Justiça

28 outubro – 2022 | 15:15
Apresentação do sistema foi feita por agentes da GCM de Campo Grande (Foto: Assecom)

Sinesp integra a GMD com a GCM de Campo Grande e outras forças de segurança

A GMD (Guarda Municipal de Dourados) agora faz parte do Sinesp CAD, sistema integrado de banco de dados criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que vai agilizar o atendimento à população e o gerenciamento de recursos da corporação. Para integração, foi assinado convênio com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande e o processo, que começou no início desta semana, já está ativo.

Nesta quinta-feira (27), o prefeito Alan Guedes acompanhou a apresentação do sistema, já tendo como base informações de ocorrências em Dourados, feita pelos agentes da GCM de Campo Grande, Luciano Martins e Daniel Vieira. Estavam presentes também a diretora-geral da GMD, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento, o secretário de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, e a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto.

Com o novo sistema, o banco de dados da GMD está integrado com outras forças que já fazem parte do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), entre eles a PRF (Polícia Rodoviária Federal). Em Dourados, ações da Guarda Municipal, Samu e Defesa Civil estão, agora, associadas. “Nosso atendimento será otimizado e o tempo-resposta será muito mais rápido pois poderemos acionar, diretamente, a viatura mais próxima. Em um caso de violência doméstica, por exemplo, pode fazer toda a diferença”, explica Sérgio Mondadori, diretor de operações da GMD.

Segundo Luciano Martins, a GMD faz parte agora de um sistema que, além da GCM de Campo Grande, inclui outras Guardas Municipais, como Bonito, Ponta Porã e Corumbá. “Nós fomos os primeiros do Estado e agora temos convênio com outras forças, agora com Dourados também fazendo parte. Isso aumenta também nossa força para solicitar investimentos para otimizar o sistema”, disse.

Após a apresentação, Alan Guedes elogiou o trabalho feito pelo comando da GMD, que organizou a transição e integração ao sistema nacional mais rápidas, até então. “Isso mostra o comprometimento de toda equipe da Guarda Municipal em melhor atender a população. Agora com o Sinesp, poderemos fazer esse trabalho com mais celeridade e isso se soma a todo investimento já feito esse ano na GMD, com apoio do Governo do Estado. Novas viaturas, de duas e quatro rodas, uniformes, coletes e até computadores, muitos que agora estão sendo usados nesta nova ferramenta”, completou o prefeito.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias