sexta-feira, 19 abr 2024

Hemosul realiza testagens laboratoriais de resultados da Covid-19, porém sem coletas no local

Hemosul realiza testagens laboratoriais de resultados da Covid-19, porém sem coletas no local

09 julho – 2020 | 10:10

Campo Grande (MS) – Um acordo de cooperação entre o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul), viabilizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), possibilitará maior agilidade na entrega dos resultados dos exames de coronavírus. A partir desta quarta-feira (08.07), o Hemosul fará a testagem laboratorial diária de 200 exames. É importante ressaltar que o Centro não fará a coleta dentro da instituição.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa da Hemosul vai auxiliar o Estado para otimizar a entrega de resultados e assim proporcionar uma melhor compreensão da atual realidade da doença em Mato Grosso do Sul. “Com esse apoio da Hemosul, de segunda a segunda, poderemos ter um mapa cada vez mais real da pandemia e assim acelerar a tomada de decisões”.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES, atualmente o Lacen tem 2.547 amostras em análise. Em todo o Estado já são 10.687 casos confirmados e 128 óbitos.

Para a coordenadora Marli Vavas, a união de forças ajudará na detecção. “O Hemosul não fará coletas, receberá as amostras dos locais autorizados e fará a testagem. Essa parceria entre o Hemosul e o Lacen existe há anos. Já suprimos um ao outro as necessidades e neste momento da pandemia iremos contribuir para otimizar a capacidade de resultados para o teste de Covid-19”, afirma.

O Hemosul possui equipamentos específicos para essa testagem cedidos pelo Ministério da Saúde e também recebeu a doação dos reagentes para doação destes testes.

Diante da importância da iniciativa, o Hemosul faz dois alertas à população: o primeiro é para que não se dirija à unidade para realização dos testes de diagnóstico da doença, uma vez que a unidade não fará coletas, e a segunda é que os trabalhos relacionados à doação de sangue serão mantidos, ainda mais diante do baixo estoque, principalmente referente aos tipos O positivo e O negativo.

As amostras da Covid-19 são encaminhadas com total segurança ao laboratório e o doador não terá nenhum contato ou risco de contágio.

Ana Brito, Subcom 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias