segunda-feira, 29 abr 2024

Inauguração de Fábrica de Biometano em Mato Grosso do Sul Marca Avanço em Energia Sustentável
Economia

Inauguração de Fábrica de Biometano em Mato Grosso do Sul Marca Avanço em Energia Sustentável

Redação
15 abril – 2024 | 10:10
Planta da indústria em Nova Alvorada do Sul. — Foto: Comunicação Atvos/Reprodução

Com investimento milionário, o estado se destaca na produção de biocombustíveis a partir de resíduos da cana-de-açúcar

O Estado de Mato Grosso do Sul está prestes a receber um investimento significativo no setor de energia renovável com a construção da primeira fábrica de biometano a partir de resíduos de cana-de-açúcar. O projeto, que custará R$ 350 milhões, será instalado em Nova Alvorada do Sul, um local estratégico para a produção de etanol e agora, biometano.

Durante a abertura da Expocanas, o CEO da Atvos, Bruno Serapião, anunciou a escolha de Nova Alvorada do Sul para o empreendimento devido à eficiência e boa gestão municipal. A planta utilizará subprodutos da produção de etanol, como vinhaça e torta de filtro, para gerar biometano, transformando resíduos em recursos valiosos.

A produção do biometano não apenas contribuirá para a sustentabilidade ambiental, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa em 40%, mas também promoverá a auto-suficiência energética na região. A expectativa é que a unidade, com capacidade instalada de 28 milhões de metros cúbicos por safra, comece a operar entre o final de 2025 e meados de 2026.

Além disso, o governo do estado, representado pelo governador Eduardo Riedel, está promovendo incentivos fiscais para apoiar este e outros projetos similares, visando a redução do ICMS para biometano de 17% para 1,8%. Essas iniciativas são parte de uma estratégia maior para tornar Mato Grosso do Sul um estado carbono neutro até 2030, criando novas oportunidades de emprego e fortalecendo a economia local através da energia limpa.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias