terça-feira, 23 abr 2024

Internas da UNEI Estrela do Amanhã participam de roda de conversa sobre prevenção da gravidez na adolescência

Internas da UNEI Estrela do Amanhã participam de roda de conversa sobre prevenção da gravidez na adolescência

07 fevereiro – 2020 | 11:11

A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres prossegue com as ações da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e no início desta semana realizou roda de conversa na Unidade Educacional de Internação (UNEI) Estrela do Amanhã, em Campo Grande, com o objetivo de levar informações sobre a prevenção da gravidez na adolescência.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, foi instituída pela Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o Art. 8º-A, que estabelece o dia 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

“Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, durante essa primeira semana de fevereiro estamos desenvolvendo atividades de cunho preventivo e educativo sobre prevenção da gravidez na adolescência. Tendo em vista que a gravidez na adolescência é a grande causa de abandono dos estudos e projetos de vida”, ressalta a subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Giovana Correa.

Dados do Ministério da Saúde mostram a queda do número de gravidez na adolescência nos últimos 20 anos. De 2000 a 2018, caiu em 40% a gestação de adolescentes de 15 a 19 anos. Mas no caso de menores de 15 anos a redução foi menor, 27%. A taxa brasileira é de 68 nascimentos para cada 1000 mulheres adolescentes, superior à média mundial e da América Latina.

Segundo a estudante de medicina Isabela Chacarosque, que conduziu a roda de conversa, a ação foi fundamental para sanar dúvidas das adolescentes e propiciou um bate papo enriquecedor. “Visto que a gravidez na adolescência é uma adversidade social no Brasil, verifica-se a importância de políticas públicas que discorrem sobre a mesma. Dessa maneira, experiências como a participação na roda de conversa com as meninas da UNEI, torna-se uma experiência enriquecedora no que tange o compartilhamento de vida e de informações”, afirma.

Ressaltando que o SUS oferece métodos de planejamento familiar e proteção contra infecções sexualmente transmissíveis, para ter acesso basta procurar uma unidade de saúde.

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias