Junho Violeta: Prefeitura de Maracaju reforça ações de conscientização contra violência ao idoso

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
15/06/2022
Redação

A Campanha de combate à violência a pessoa idosa, realizada durante o mês de junho em Maracaju, é importante para conscientizar cada vez mais a população, mas o alerta e a prevenção devem ser permanentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza, durante este mês de junho, uma campanha de conscientização pela não violência à pessoa idosa. É o Junho Violeta, que tem na programação, discussões, rodas de conversa, oficinas, com intuito de alcançar um número maior de pessoas pelo alerta e cuidados em relação a este tipo de violência.

Nesta quarta-feira (15), no Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, estará acontecendo uma roda de conversa no Conviver, a partir das 14 horas, para discutir o papel importante das famílias em proteger e atender bem os idosos.

Para a Secretária de Assistência Social de Maracaju, Leiza Karen Barbosa, essas campanhas de conscientização são importantes, assim como qualquer atividade que reforce isso, mas os cuidados devem constantes. “Muitas vezes, os casos de violência contra à pessoa idosa acontecem dentro de casa, não somente em casos de agressões físicas. Há casos de agressões psicológicas, financeiras, que são tão graves quanto. Por isso, as famílias precisam estar vigilantes, e denunciar qualquer tipo de violência”, enfatiza Leiza.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, ou pela procura direta nos CRAS e no CREAS. “Havendo denúncias, as equipes especializadas vão até à residência para dar o suporte necessário e o devido encaminhamento dos casos. Dependendo, alguns casos são até encaminados ao Ministério Público”, reforçou a Secretária.

O Município mantém projetos especiais como o de Fortalecimento de Vínculos via CRAS, para que as famílias consigam identificar casos de violência, mas também, casos de depressão na pessoa idosa, problemas de saúde, ou qualquer outra vulnerabilidade.
“Além disso, é importante estar vigilante à carência da pessoa pessoa. Muitos isosos são carentes de carinho, de atenção, e é papel das famílias observar essas carências e evitar problemas futuros”, destacou Leiza Barbosa.

Ações

Até o final deste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará realizando outras ações como parte da Campanha de Conscientização e de combate à Violência a pessoa idosa. No dia 23, próxima quinta-feira, haverá outra roda de conversa no CRAS da Vila Margarida, para conscientização das famílias.
O grupo do CRAS que trabalha semanalmente com serviços de fortalecimento de vínculos, chamado de Construindo Memórias, recebe, em média, 50 idosos.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this