quinta-feira, 25 abr 2024

Justiça veta pulverização aérea em área floresta próxima a residências em MS

Justiça veta pulverização aérea em área floresta próxima a residências em MS

08 fevereiro – 2022 | 8:08

Associação pedia autorização para uso de defensivos à base de Bacillusthuringiensis

A juíza Julia Cavalcante Silva Barbosa, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, negou a pulverização aérea de área florestal localizada próxima a residências. Em sua decisão, a magistrada considerou não haver certezas sobre a ausência de riscos ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do uso de agrotóxicos.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas plantadas ingressou com pedido de autorização para pulverização de agentes microbiológicos, por meio de aviões, em áreas limitadas por normativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Ao avaliar o caso, a juíza ponderou que a solicitação não preenchia os requisitos da probabilidade do direito e do perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, necessários para a concessão da tutela de urgência. Além disso, seguiu o princípio da precaução, por se tratar da preservação do meio ambiente.

A Instrução Normativa (IN) 2/2008, do Mapa, não permite a aplicação aérea em locais situados a uma distância mínima de 500 metros de povoações, cidades, vilas, bairros e dos mananciais de captação de água para abastecimento da população; e a 250 metros de mananciais de água, moradias isoladas e agrupamentos de animais.

Com isso, a associação acionou a Justiça e pediu que suas filiadas pudessem utilizar aviões para pulverizar produtos biológicos à base de Bacillusthuringiensis, na parte central dos talhões das florestas de eucalipto, sem sofrerem sanção administrativa, sob o argumento de que o crescimento acentuado de pragas em 2021 gerou grandes prejuízos.

Contudo, a magistrada rejeitou o pedido e ponderou que não cabe ao Judiciário autorizar procedimentos sem que haja confirmação de segurança. “Os documentos não trazem a certeza de ausência de danos. Não há certezas científicas sobre a falta de riscos ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do eventual uso do Bacillusthuringiensis na aplicação aérea de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Renan Nucci

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias