terça-feira, 23 abr 2024

Laboratório central de Maracaju recebe certificação “Excelente” do Programa Nacional de Controle de Qualidade

Laboratório central de Maracaju recebe certificação “Excelente” do Programa Nacional de Controle de Qualidade

13 fevereiro – 2020 | 8:08

Em seu primeiro ano de participação, o Laboratório Central de Maracaju obteve o certificado de desempenho “excelente” emitido Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), referente aos resultados aferidos em 2019.

A certificação máxima comprova a eficácia das análises laboratoriais, a precisão nos laudos emitidos e a qualidade dos serviços prestados na unidade.

O laboratório realizou mais de 190 mil exames no ano de 2019, nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Imunologia, Parasitologia e Microbiologia. A unidade, que faz parte da Secretaria da Saúde, conta com 19 servidores públicos municipais (bioquímicos, biomédicos, técnicos de enfermagem e laboratório e atendentes de saúde), tendo o farmacêutico Fernando Hernandes como Coordenador e Responsável Técnico.

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, é responsável pela avaliação e certificação de mais de 5.200 laboratórios no país, incluindo unidades públicas e particulares.O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência – PRO-EX, oferecido pelo PNCQ, é um controle obrigatório previsto pela RDC 302/2005 daAnvisa e é também um elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno. “O controle é como se fosse uma prova de avaliação das unidades participantes. Todos os meses, o PNCQ envia aos laboratórios diversos exames para análise, sem informar laudo, materiais biológicos ou qualquer resultado. Após realizar os testes, o laboratório encaminha os resultados dos examesde volta ao PNCQ, que será responsável pela verificação do índice de acertos. Caso o laboratório obtenha um porcentual de acertos acima de 80% na avaliação mensal, e por 12 meses consecutivos, ele receberá a classificação de “Excelente”, como foi o caso do Laboratório Central, que obteve média acima de 96% de acertos, no ano de 2019”, explica Fernando.

Fernando finaliza enfatizando que os bons resultados são frutosda dedicação e empenho de toda a equipe do Laboratório Central e da Secretaria de Saúde. “Somos o terceiro laboratório público municipal do Estado de Mato Grosso do Sul a conseguir a certificação do PNCQ. Agradeço imensamente à equipe do Laboratório Central e a todos os envolvidos na realização deste projeto, pois estamos sempre pensando no melhor para a população de Maracaju”.

Secretária de Saúde Elvirana Luchiarai, parabenizou a equipe pela conquista de excelência, as máquinas e equipamentos e os investimentos são importantes, mas uma equipe de qualidade e competente é que faz a diferença, disse Elvirana.

Falando em nome da Câmara O presidente Helio Albarelo parabenizou a equipe pela conquista, o prefeito pela administração e frisou, onde vai pelo estado as pessoas perguntam qual o segredo de Maracaju. Respondo que o segredo é competência, transparência e uma administração preocupada com o ser humano, é isso que faz o prefeito Maurílio valoriza as pessoas. Disse Hélio.

Prefeito Maurilio Ferreira Azambuja disse que saúde não se faz com discurso, mas com trabalho e investimento. “investimos muito na saúde, em equipamentos e material, mas, investimos também em qualificação de pessoal, e se somos referência em qualidade e graças  a competência e dedicação de uma equipe, ninguém faz nada sozinho, somos uma equipe, trabalhamos em parceria e com parceiros certo, e por isso o resultado aparece, e, quem ganha é a população”, disse Maurílio, que concluiu parabenizando a todos e dizendo que o resultado é fruto da somatória de esforços.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias