Derrota para o Fortaleza na Sul-Americana foi a gota d’água para a direção alvinegra.
Vanderlei Luxemburgo não resistiu à pressão após a sequência de resultados insatisfatórios e foi desligado do cargo de treinador do Corinthians. O revés mais recente aconteceu nesta terça-feira (26), quando o Timão foi superado pelo Fortaleza na partida de ida da semifinal da CONMEBOL Sul-Americana.
Luxemburgo, que retornou ao clube do Parque São Jorge em 1° de maio, teve uma passagem marcada por altos e baixos. Em 38 jogos no comando, registrou 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. A turbulência já era sentida pelo treinador desde a partida contra o Grêmio no dia 18, que gerou especulações sobre sua possível saída antes mesmo do embate contra o Fortaleza.
A tensão aumentou após o empate em 1 a 1 na Neo Química Arena e comentários do próprio Luxemburgo sobre problemas de saúde. Contratado para suceder Cuca, Luxa iniciou sua jornada com uma derrota frente ao Independiente del Valle pela CONMEBOL Libertadores, competição da qual o Corinthians foi posteriormente eliminado. No entanto, na Copa do Brasil, ele mostrou um bom começo ao derrubar o Atlético-MG nas oitavas, embora não tenha mantido o ritmo contra o América-MG.
No Campeonato Brasileiro, a situação não é das mais animadoras. Com Luxemburgo à frente, o Corinthians amarga a 10ª colocação, com 30 pontos, apenas cinco à frente do Bahia, que inicia a zona da degola. A busca do clube agora é por um novo nome que possa guiar o time a resultados mais consistentes e afastar qualquer possibilidade de rebaixamento.