sábado, 25 maio 2024

Maior restaurante do Estado: Mais de 2 milhões de merendas são servidas por mês nas escolas estaduais
Educação

Maior restaurante do Estado: Mais de 2 milhões de merendas são servidas por mês nas escolas estaduais

Redação
28 setembro – 2023 | 16:16

Considerado o “maior restaurante do Estado”, a Rede Estadual de Ensino oferece mais de 2 milhões de merendas por mês aos alunos das 348 escolas da rede pública. São refeições que contribuem diretamente no aprendizado do estudante, que dispõe de alimentação de qualidade, equilibrada e preparada para atender necessidades nutricionais.

Para que este alimento chegue na mão do aluno vários profissionais se esforçam e se dedicam diariamente neste trabalho, que envolve um planejamento de nutricionistas, um programa específico da SED (Secretaria Estadual de Educação) o “Cheff Escolar”, que ajuda as escolas a definirem os cardápios semanais, os procedimentos para compra dos produtos e por fim a prestação de contas. Um sistema que na ponta agrada ao aluno e comunidade escolar.

Na Rede Estadual cada escola tem autonomia para promover sua licitação, comprar os produtos e definir sua merenda de cada dia. Elas recebem os recursos de acordo com o número de alunos da unidade, sendo que nas escolas de tempo integral são oferecidos o café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Alunos da Escola Maria Constança Barros Machado na hora da merenda escolar (Foto: Bruno Rezende)

No programa “Cheff Escolar” o diretor da escola tem várias opções de cardápio para se ele adaptar a sua unidade. “Todos têm o sistema à disposição e possuem autonomia para definirem seus cardápios. As opções são elaboradas pensando no equilíbrio nutricional dos estudantes, por nutricionistas e pessoas preparadas para função”, explicou Jackeline de Souza, coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) da SED.

Ela explicou que por meio do programa o diretor além de planejar seu cardápio, também tem orientação sobre a parte burocrática como chamadas públicas, licitações e também tem espaço para prestação de contas. Um processo que pensa na qualidade do alimento que vai chegar ao aluno.

Cardápio variado e boa alimentação

Diretor da Escola Neyder Suelly, Márcio Wagner (Foto: Álvaro Rezende)

Na Escola Estadual Neyder Suelly, que fica no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, os 285 alunos têm à disposição café da manhã, almoço e lanche da tarde. Localizada na periferia da cidade, a unidade oferece cardápios de qualidade, variados e reforçados para atender estudantes que muitas vezes não tem a alimentação regular e suficiente em casa.

“Sempre buscamos atender a necessidades nutricionais básicas dos alunos, com cardápio balanceado. Aqui é uma escola em tempo integral na periferia, tem alunos que não tem a alimentação que oferecemos na escola em sua casa. De vez em quando conseguimos até dispor de uma lasanha e feijoada”, contou diretor da escola, Márcio Wagner.

Lanche da tarde sendo servido no Neyder Suelly (Foto: Álvaro Rezende)

Ele destacou que segue a orientação do programa “Cheff Escolar” inclusive para montar a lista de compras e os cardápios diários. “Ajuda e facilita muito nosso planejamento para as merendas. Também temos que nos organizar com o recurso enviado para não faltar e ter boa alimentação para eles”.

Outra meta alcança na escola é o uso de 30% dos recursos para comprar produtos da agricultura familiar. “Nós conseguimos atender este requisito e hoje na agricultura familiar dispomos de muitos produtos como peixes, pão caseiro e bebidas lácteas, além das frutas e verduras. A prioridade são os da Capital, mas se faltar algum item posso comprar de cidades vizinhas”, explicou.

Andreia Oliveira da Costa, merendeira do Neyder Suelly (Foto: Álvaro Rezende)

Carinho e dedicação

Estudante Kaleb Viana Souza (Foto: Álvaro Rezende)

Com os produtos adquiridos chega a hora do preparo. Neste momento a tarefa fica os merendeiros que são concursados e contratados nas escolas estaduais. Eles são fixos nas unidades, só trocando quando a necessidade de repor em algum local que está faltando. O contato com os alunos e o preparo com carinho e dedicação dão o tempero final.

“Aqui estamos divididos em duas turmas, a primeira já chega as 6h30 para começar a fazer o café da manhã, depois já inicia o preparo do almoço. Fazemos um café bem reforçado, até porque os alunos ficam aqui o dia inteiro. Fazemos isto com orgulho e carinho”, contou Andreia Oliveira da Costa, que trabalha como merendeira há 7 anos no Neyder Suelly.

Estudante João Vinicius (Foto: Álvaro Rezende)

Ela destaca que a merenda é um dos momentos preferidos dos alunos. “Muita satisfação fazer parte da saúde e alimentação deles, muitos alunos são carentes e aqui fazemos e servimos com muita dedicação. Todo dia tem um cardápio variado, eles sempre pedem muito lasanha, bobó de galinha e estrogonofe. A dispensa aqui é cheia e fico feliz que não falta nada”.

O estudante Kaleb Viana Souza, de 16 anos, elogiou a alimentação servida no Neyder Suelly. “A merenda é boa e satisfatória, o pessoal da escola faz um esforço e o possível com o que tem disponível. Ninguém aqui fica com fome, come o que você quiser e eles oferecem várias opções, variando ao longo das semanas – das refeições que já tive o que mais gostava eram lasanhas”. Ele revelou que no Dia da Consciência Negra o diretor foi para cozinha para ajudar na preparação da feijoada.

João Vinicius, que está no 2° ano do Ensino Médio, também seguiu o mesmo discurso. “É uma merenda bem gostosa, tem uma diversidade boa de opções, eu gosto muito por exemplo de estrogonofe de frango. Estudamos aqui o dia inteiro, não é tão cansativo como parece. A escola tem variado nos lanches, como iogurte, pão, e sempre traz coisas a mais”.

Prioridade

Governador almoça com alunos na Escola Maria Constança de Barros

Para o diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, Reinaldo José Schmidit, o foco é o bom atendimento aos estudantes. “Nós oferecemos uma merenda de qualidade, muito bem preparada pelos funcionários, atendendo muito bem os estudantes. Nossos cardápios são definidos com a orientação de nutricionistas da SED”.

O governador Eduardo Riedel tem a educação como prioridade da sua gestão, por entender que ela é o princípio para formar bons cidadãos e contribuir para geração de grandes profissionais em diferentes setores. Para ele o aprendizado de qualidade, estrutura moderna e boas condições aos alunos são essenciais.

“Tudo isto passa por uma merenda de qualidade aos alunos, principalmente nas escolas em tempo integral, em que eles ficam o dia inteiro nas escolas. Também temos o compromisso de reformar todas as unidades, melhorar as estruturas, levar segurança e boas condições aos profissionais e estudantes”, disse Riedel.

Leonardo Rocha
Foto Capa: Bruno Rezende (Escola Maria Constança de Barros)

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias