Mato Grosso do Sul irá receber mais 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 até este o final deste sábado (06). O anúncio foi feito durante uma coletiva, na manhã desta sexta-feira (05), que contou com apresençã do governador do Estado, Reinaldo Azambuja.
O 4º lote recebido pelo estado será de imunizantes produzidos em solo nacional, lembrando que a CoronaVac é uma parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan no Brasil.
secretaria estadual de Saúde (SES) informou que o lote chegará em 760 caixas, mas ainda não se sabe qual será a prioridade das aplicações.
Uma opção é que as doses continuem servindo aos profissionais da área da Saúde que atuam da linha de frente contra a pandemia, indígenas aldeados e idosos acima de 80, ou também que sirva para ampliar os grupos atendidos.
Se mantendo na pauta das vacinas, Azambuja disse que, assim que possível, o Estado está pronto para adquirir qualquer imunizante contra o novo Coronavírus.
“O Esta está aberto a comprar qualquer vacina que tenha os registros pelos organismos nacionais ou pela Anvisa”.
De acordo com o governador, há uma reserva de R$ 100 milhões disponíveis para a aquisição dos imunizantes, porém ainda não existe a possibilidade de compra, já que as doses liberadas para uso emergencial estão inclusas apenas no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Ou seja, o Ministério da Saúde é o responsável direto pela aquisição e distribuição dos lotes pelos estados do país.
“Se alguém souber de algum laboratório que queira vender vacina fora do plano, nós somos um grande cliente!”, destacou o Governador dizendo que tem pressa em imunizar a população sul-mato-grossense.
Histórico
Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote de vacina no dia 18 de janeiro, foram recebidas 158,7 mil doses da CoronaVac.
A segunda remessa chegou em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford.
E o recebimento mais recente desembarcou no dia seguinte, 25 de janeiro, com 10,2 mil doses da CoronaVac, desta vez os imunizantes eram do quantitativo produzido no Brasil.
Doses chegam até este sábado – Foto: Álvaro Rezende
Brenda Machado, Rafaela Moreira







