quinta-feira, 25 abr 2024

Mais de 140 comunidades rurais do Estado descobrem o mundo por meio do Conecta MS

Mais de 140 comunidades rurais do Estado descobrem o mundo por meio do Conecta MS

19 dezembro – 2021 | 9:09

Num mundo tão conectado, a vida sem internet e até sem sinal de celular parece ser uma realidade distante. Porém, conforme o Pnad Contínua divulgado em abril deste ano pelo IBGE, um em cada cinco brasileiros não têm acesso à internet. Em Mato Grosso do Sul essa realidade vem sendo transformada pelo Conecta MS que leva inclusão digital a áreas remotas do Estado. 

Muito além de levar internet a moradores de comunidades rurais, o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), leva conhecimento e abre um mundo de oportunidades, visando o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Em quatro meses do lançamento do Conecta MS, o número de pontos de conexão via satélite saltaram de 35 para 100. 


Comunidade Aldeia Tereré, Sidrolândia

Da comunidade Renascer na Barra do São Lourenço em Corumbá, a líder da Associação das Mulheres Extrativistas do São Lourenço, Leonida Aires de Souza, mais conhecida como Eliane, se emociona sempre que lembra do passado não tão distante sem sinal de telefone ou internet. 

“Falar sobre a internet na nossa comunidade, eu não sei nem te expressar a gratidão, a melhoria que a internet fez na vida da gente. Fez toda diferença. Sem comunicação passamos apertado com fogo, tivemos várias dificuldades. A gente queria saber da família da gente não tinha como, porque moramos fora da cidade. Aconteciam as coisas, e a gente não tinha como pedir socorro. Então a internet na nossa comunidade chegou com grande satisfação, com grande alegria que nos recebemos essa benção que Deus nos deu”, afirma a moradora da comunidade que tem cerca de 23 famílias. 

Cada comunidade possui um bolsista que cuida da sala e estimula o conhecimento entre os moradores do local. No Assentamento Aba da Serra em Ponta Porã, a monitora Cícera Maria de Andrade conta que moram no assentamento mais distante do município, e que por lá não pega sinal de celular e que a internet tem transformado a realidade dos moradores locais e de assentamentos vizinhos e fazendas. 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias