sábado, 02 dez 2023

Mais de 20% dos eleitores douradenses não fizeram cadastro biométrico
Dourados

Mais de 20% dos eleitores douradenses não fizeram cadastro biométrico

Redação
01 julho – 2023 | 18:18
Cadastramento é feito no cartório eleitoral de segunda a sexta-feira, entre 12h e 18h (Foto: Divulgação/TRE)

Justiça Eleitoral voltou a coletar os dados e, se não atualizados, títulos podem ser cancelados

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) voltou a realizar a coleta biométrica de eleitores. O cadastramento havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19 e é obrigatório. Segundo a Justiça Eleitoral, a biometria dá maior segurança à identificação dos eleitores no momento da votação.

O retorno do procedimento impacta, em especial, quem solicitou o primeiro título após a suspensão da biometria e aquelas pessoas que não compareceram à revisão biométrica, realizada em ciclos desde 2009.

Em Dourados, dos 169.575 eleitores, 79% já estão cadastrados no sistema biométrico. “Esse grupo sem biometria engloba tanto quem não fez a biometria quando era obrigatória, quanto os eleitores novatos que acabaram de fazer o título pela internet ainda no período da pandemia”, explica o analista judiciário Israel Lins, chefe de cartório na 18ª Zona Eleitoral de Dourados.

Segundo Israel, esse grupo de 35.400 eleitores corre o risco de ter os títulos cancelados no segundo semestre se não fizerem o cadastramento. “Os dois grupos, seja dos eleitores antigos sem biometria, quanto os eleitores novatos sem biometria, precisam vir ao cartório eleitoral para fazer a coleta biométrica dos dados das digitais, foto e assinatura para concluir o processo e seguirem quites com a Justiça Eleitoral”, completa.

Documentação

Para o cadastramento biométrico, o eleitor ou a eleitora deve apresentar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título de eleitor e CPF. Para os jovens do gênero masculino, no ano em que completam 19 anos, é necessário ainda apresentar o comprovante de alistamento militar.

O Fórum Eleitoral funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Rua Montese, 435, Jardim Londrina, próximo à Praça Paraguaia.

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias