quinta-feira, 25 abr 2024

Mais de 3,4 mil empresas já aderiram ao sistema do Imasul de logística reversa de embalagens em geral

Mais de 3,4 mil empresas já aderiram ao sistema do Imasul de logística reversa de embalagens em geral

16 dezembro – 2020 | 7:07

Levantamento divulgado nessa terça-feira (15) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) revela que 3.417 empresas já haviam se cadastrado junto ao Sisrev/MS, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Mato Grosso do Sul, desenvolvido e gerido pelo órgão ambiental. O prazo para entrega do relatório anual de desempenho das entidades gestoras de logística reversa de embalagens em geral foi prorrogado, vencia dia 10 de dezembro e agora se estende até dia 31 de janeiro.

Isso se deu em decorrência da pandemia Covid-19 que afetou de maneira geral toda a economia, justificou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, ao editar a Resolução Semagro 723 que dilatou o prazo. Além disso, houve uma alta demanda por adesão ao sistema após o Ministério Público Estadual ter intimado mais de 9 mil empresas a procederem o cadastramento.

Essa intimação foi publicada no dia 27 de novembro e após isso, cerca de 2.100 empresas procuraram o Imasul para aderir ao Sisrev/MS, o que causou um complicador ao sistema. Dessa forma, optou-se pelo adiamento do prazo, que já havia sido alterado, tendo em vista que, conforme o Decreto nº 15.340, de 23 de dezembro de 2019, “os Relatórios de Desempenho devem ser informados até o dia 30 de junho de cada ano”. Porém, excepcionalmente, este ano a data foi alterada pelo Decreto nº 15.488 de 30 de julho de 2020, ficando para a data de 10 dezembro deste ano, e novamente agora pela Resolução 723, dando uma nova oportunidade ao empresariado.

André Borges (Imasul), Verruck e Thaís

Para implantar o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral o Imasul firmou parcerias coma Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) e com apoio do MPE (Ministério Público Estadual). “Todas essas instituições trabalham em conjunto no sentido de criar o regramento, orientar e buscar soluções para a implementação do sistema”, conta o secretário Jaime Verruck.

A logística reversa é um importante instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que no Mato Grosso do Sul começou a ser delineada pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Consiste no retorno do material reciclável ao ciclo produtivo, reduzindo dessa forma os resíduos destinados aos aterros sanitários.

Para fazer o gerenciamento da logística reversa de embalagens em geral, foi desenvolvido o Sisrev/MS, que dispõe de uma plataforma virtual customizada e ampliada para atender as necessidades de Mato Grosso do Sul a partir de um módulo utilizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Caramori, conta que o Sisrev/MS já despertou interesse de órgãos ambientais da Bahia e do Rio de Janeiro. “Técnicos desses estados nos procuraram para saber mais sobre o sistema”, frisou. O Sisrev/MS está hospedado no Portal do Imasul e pode ser acessado NESTE link.

O setor de embalagens em geral foi o segundo a ter um sistema de logística reversa criado no Estado. Aconteceu no dia 31 de agosto, com a assinatura de um Termo de Compromisso entre representantes da  Fiems, Semagro e Imasul. O primeiro termo foi assinado no fim de julho com a Abrafiltros para dar destinação aos filtros de combustíveis usados.

João Prestes, Semagro
Fotos: Semagro

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias