Prefeitura reforça que procedimentos são presenciais, pelo site oficial e realizados apenas por fiscais identificados; empresários devem desconfiar de ofertas e cobranças antecipadas.
A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária (VISA), emitiu alerta aos empresários e comerciantes sobre um golpe em que pessoas se passam por representantes do órgão para oferecer “regularização de alvarás sanitários” mediante pagamento. Segundo a VISA, os contatos têm sido feitos por e-mail com aparência oficial e até presencialmente, na tentativa de induzir o pagamento indevido.
De acordo com o diretor da VISA, Alexandre Cavanha Dias, a equipe não realiza cobranças por e-mail, telefone ou mensagem. Todo o processo de fiscalização e regularização ocorre presencialmente ou pelo site oficial da Prefeitura, e é conduzido por servidores identificados com crachá, colete e carteira funcional. Quando há pendências, o procedimento correto é a visita ao estabelecimento, com entrega do Auto Termo de Notificação — uma via fica com o responsável. Já a emissão de guias é feita exclusivamente na VISA, por sistema próprio, e o pagamento ocorre somente via boleto bancário oficial.
Como se proteger
- Desconfie de e-mails, mensagens e ligações que ofereçam “regularização imediata” mediante pagamento.
- Não forneça dados pessoais ou empresariais antes de confirmar a autenticidade do contato.
- Não pague nenhuma taxa sem confirmação no site oficial ou atendimento da VISA.
- Em caso de dúvida, verifique diretamente com a Vigilância Sanitária.
A Prefeitura reafirma o compromisso com a transparência e a segurança nas ações públicas e mantém diálogo aberto com o setor empresarial e a população para coibir práticas criminosas.
Canais oficiais da Vigilância Sanitária de Maracaju
- Telefones: (67) 3454-5620 e (67) 9.8407-0295 (WhatsApp)
- Endereço: Rua Nápoles, nº 360 – Jardim Guanabara – Maracaju–MS
Palavras-chave (SEO): golpe do alvará sanitário; Vigilância Sanitária Maracaju; fiscalização presencial; regularização de alvarás; aviso aos empresários.







