O município de Maracaju distante 160 quilômetros de Campo Grande/MS, comemora nesta quinta-feira feriado de Corpus Christi, dia 11, seus 96 anos de emancipação político-administrativa. Em razão da Pandemia do Covid 19 a programação agendada como Expomara e o show do Cantor Daniel foram cancelados, a data vai passar sem nenhuma comemoração.
Por esse motivo, eventos como o desfile cívico – que teve sua volta em 2019 e aconteceria nesta quinta-feira – e a programação estabelecida anualmente foram cancelados. Na página da prefeitura maracaju.ms.gov.br, não consta até o momento nenhuma solenidade como hasteamento das bandeiras e execução dos hinos como de praxe.
Nas entradas da cidade estão sendo realizadas as barreiras de monitoramento, o principal cartão postal da cidade o Linguicito, está de máscara com objetivo único, alertar a população sobre a importância da prevenção contra o COVID-19.
Maracaju é um município do estado de Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste do Brasil. Graças à agricultura e pecuária, Maracaju acabou se desenvolvendo muito nos últimos anos, tendo como base as culturas de soja, milho e cana de açúcar, além da pecuária forte na região.
É o maior produtor de grãos de soja e milho do Mato Grosso do Sul e o 11° maior produtor de soja do Brasil, possuindo a 3ª maior economia do estado. Também foi importante ponto de passagem para a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que vinha de São Paulo via Campo Grande. A cidade é conhecida pela sua tradicional Festa da Linguiça de Maracaju.
Com produto interno bruto de 1.111.081.219,00 reais, é o sexto município mais rico, com aproximadamente 47.083 hábitantes.